Banheiras de hidromassagem são um sonho de consumo, um verdadeiro must have. Praticamente uma unanimidade! Além de proporcionar momentos únicos de relaxamento e descanso, elas também deixam o ambiente muito mais bonito e refinado. Você sabe como escolher a banheira ideal?

O tamanho do banheiro, a quantidade de usuários, o tipo da banheira, a qualidade do material, os revestimentos… Tudo isso deve ser levado em conta para garantir o melhor custo-benefício da peça. Neste post nós esclarecemos todas essas questões para você. Assim, será fácil acertar no investimento e aproveitar bastante.

Vamos lá!

Tipos de banheira de hidromassagem

Os tipos mais conhecidos são o modelo padrão, o spa e o ofurô. Para decidir qual modelo escolher, você deve pensar primeiramente na funcionalidade que quer para o item. Se a ideia for utilizar a banheira individualmente, complementando o espaço do chuveiro, o modelo padrão atende bem a essa expectativa.

No entanto, se a intenção é aproveitar ao máximo a sensação de conforto e relaxamento da banheira, os spas e os ofurôs são os modelos mais indicados. É importante saber que, independentemente do tipo escolhido, a instalação exigirá mão de obra especializada.

Quanto ao material, as banheiras em acrílico ou gel coat são as mais comuns. Sobre o entorno, ele geralmente é feito de alvenaria ou decks de fechamento. Agora vamos às especificações de cada tipo:

Banheira padrão

Esse é o modelo tradicional, geralmente para uso individual e instalado junto à área do chuveiro. Ela possibilita banhos de imersão ou hidromassagem, caso tenha acessórios de jatos e motor. A grande vantagem desse tipo de banheira é o fator econômico, já que ela é bastante acessível.

Spa

Instalados no banheiro ou em áreas externas, os spas são perfeitos para quem deseja uma banheira de relaxamento  com jatos caprichados para hidromassagem. Neles cabem mais de três pessoas e, portanto, eles são ótimas opções para banheiros amplos e áreas de lazer, proporcionando momentos de puro conforto e bem-estar.

Ofurô

Os ofurôs costumam ter formato arredondado e assentos internos, comportando mais de uma pessoa. Esse modelo é inspirado nos banhos de imersão da cultura milenar japonesa, nos quais o corpo fica imerso em água quente até os ombros.

Por isso, a recomendação de uso ideal desse tipo de banheira é manter-se sentado em posição fetal para profundo relaxamento.

Dicas para escolher a banheira ideal

Sabemos que ter uma banheira em casa requer certo investimento. Por isso, não dá para errar na escolha, concorda? É preciso planejar tudo antes da compra: o modelo, a funcionalidade, o espaço disponível para instalação, entre outras questões que farão toda a diferença para garantir a máxima qualidade da peça e da instalação.

Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos as principais dicas:

Considere o formato e o número de usuários

O formato a ser escolhido não depende somente da estética que você quer para o ambiente. A quantidade de pessoas que você pretende acomodar também é decisiva para essa escolha. Como vimos, as banheiras do tipo padrão geralmente são para uso individual  ao passo que os spas e ofurôs comportam um número maior de usuários.

O formato retangular é um dos mais típicos, até porque se adaptam bem tanto em espaços menores quanto maiores. Já as banheiras quadradas costumam ser maiores e para mais de um usuário  portanto, demandam mais espaço disponível.

Os modelos arredondados (circulares ou ovais), não permitem que a banheira seja instalada rente a uma parede. Por isso, essas opções tendem a exigir uma metragem considerável para a instalação, além de um deck de contorno.

Fazendo o contraponto, as banheiras de canto são perfeitas para banheiros menores, já que são instaladas no vão entre duas paredes, remetendo a um formato triangular. É possível encontrar esse tipo de banheira compacta para um ou mais usuários. Que tal?

Defina o espaço disponível para a instalação

Parece óbvio, mas muita gente faz a compra por impulso e se esquece de medir o espaço disponível para a instalação. Assim, a chance de dar errado é grande e o prejuízo maior ainda.

Para evitá-lo, determine o local exato onde você quer instalar a banheira e, então, meça as dimensões do lugar e da peça para certificar-se de que serão compatíveis. Nessas horas, não dá para confiar no “olhômetro”, hein?

Escolha uma banheira confortável

No mercado especializado, as banheiras costumam estar definidas por versões: econômica, luxo, super luxo, première… A escolha dependerá da funcionalidade e do custo-benefício que melhor dialoguem com a sua necessidade.

Entretanto, qualquer que seja a versão escolhida, a peça precisa ser confortável. Afinal, é para isso que ela serve, não é mesmo? Então, no momento da compra, preste atenção em fatores como a possibilidade de estender as pernas por completo, a altura e a inclinação do encosto e a necessidade de barras de apoio.

Priorize materiais de alto padrão

Não basta acertar no modelo, na funcionalidade e no conforto do item. Para garantir a compra perfeita, é essencial escolher materiais de alto padrão e garantia de origem. Até porque, mesmo os modelos mais simples demandam acabamentos de primeira para que a banheira cumpra com maestria sua função de oferecer um banho relaxante.

Para acertar em cheio nessas horas, só existe uma solução: contar com lojas especializadas em móveis de qualidade para banheiros. Assim, com os fornecedores certos, você certamente encontrará a banheira que melhor atende à sua necessidade, ao seu gosto e ao seu bolso!

Antes de finalizar, ressaltaremos outra questão importante: as bombas motoras responsáveis pela hidromassagem da banheira. De modo geral, banheiras e bombas costumam ser vendidas separadamente.

Via de regra, o que você precisa saber sobre a bomba motora é que esse acessório deve ser instalado em local de fácil acesso para facilitar eventuais manutenções.

Quanto às outras características do item — como tamanho, potência e pressão — você pode pedir ajuda ao lojista ou ao profissional que fará a instalação. Sem dúvidas, eles saberão indicar a opção mais adequada.

Pronto! Agora que você já sabe como escolher a banheira certa para transformar seu banho em um oásis, entre em contato conosco e conheça as melhores opções de banheiras e acessórios!