Sem dúvida, um aparelho de ar-condicionado ou um ventilador potente ajudam a manter a casa fresca no verão. Mas você sabia que a decoração também tem esse poder? Pois é! Bastam alguns truques certeiros para que os elementos do seu décor também contribuam para refrescar a casa na estação mais quente do ano.

Mudar os móveis de lugar, investir em tecidos leves e até mesmo trocar as lâmpadas são ótimas estratégias para favorecer o conforto térmico. Ficou curioso? Então, continue a leitura e refresque sua casa com estas seis dicas infalíveis!

1. Favoreça a circulação do ar

Ok, sabemos que isso tudo começa no momento da obra, quando os engenheiros projetam o imóvel de modo que a incidência solar direta se concentre nas áreas externas da casa. Mas, mesmo depois da casa pronta, dá para favorecer ainda mais o conforto térmico com uma medida muito simples: abrir as portas e janelas sempre que possível.

Apenas lembre-se que, para garantir uma boa circulação de ar, é necessário formar uma corrente dentro da casa. Ou seja, não basta abrir uma única porta ou janela. É preciso que o ar entre por uma das frestas e escape pela outra, refrescando todo o interior da residência.

2. Acerte a posição do ventilador

Ao contrário dos aparelhos de ar-condicionado, os ventiladores não têm a capacidade de resfriar o ambiente, mas de fazer o ar circular. No entanto, se estiverem mal posicionados, não vai adiantar muita coisa. Ao anoitecer, por exemplo, o ventilador deve ser colocado de frente para a janela, com a parte dianteira apontada para fora.

Isso porque durante a noite a temperatura no ambiente externo é menor do que na parte interna. Assim, o aparelho consegue empurrar o ar quente da casa para o lado de fora, ao mesmo tempo em que traz ar fresco para dentro. Durante o dia, se o calor estiver insuportável, um ótimo truque é colocar um pote de gelo ou uma garrafa de água gelada em frente ao ventilador, contribuindo para um vento mais frio.

3. Retire os tecidos pesados

No inverno nada pode ser mais aconchegante do que descansar os pés no tapete quentinho ou deitar-se sobre a manta felpuda do sofá. Por outro lado, no verão nós gostamos mesmo é de pisar descalços no piso frio, concorda? Então, assim que a temperatura começar a subir, dê uma renovada na decoração da casa e retire tudo aquilo que possa acumular calor.

Comece retirando tapetes, mantas e almofadas pesadas demais. Substitua-os por tecidos leves — como algodão — ou fibras naturais — como sisal ou bambu. Experimente também mudar alguns móveis de lugar. Sabe aquele aparador que recebe a luz direta da janela a maior parte do dia? Que tal colocá-lo do outro lado do corredor?

4. Feche o blecaute das cortinas

O blecaute é um grande aliado para manter a casa fresca no verão, pois ele bloqueia o excesso de iluminação natural, fazendo com que a luz não seja absorvida na forma de calor. Para garantir o melhor resultado, recomenda-se que a parte do blecaute virada para fora seja branca.

Se você estiver receoso de deixar o ambiente escuro demais, uma ótima solução é investir em películas reflexivas no vidro da janela, como aquelas utilizadas em carros. Assim, o sol vai incidir e retornar para fora. E não se esqueça do truque mais simples de todos: qualquer que seja o modelo de cortina escolhido, prefira sempre as cores claras, pois elas dissipam melhor a luz solar.

5. Troque as lâmpadas incandescentes

Sim! Trocar os modelos de lâmpadas incandescentes por versões de LED faz toda a diferença no conforto térmico da residência. A física explica: para produzir luz, as lâmpadas incandescentes também produzem calor, como o próprio nome sugere. Já as lâmpadas de LED consomem menos energia, o que, consequentemente, vai liberar menos calor no ambiente.

Além de serem mais eficientes e duráveis do que as lâmpadas tradicionais, os modelos de LED são vantajosos para o meio ambiente. Isso porque eles reduzem não somente o gasto energético, mas, também, a produção de lixo tóxico (pois não contêm mercúrio) e a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.

6. Tenha plantas em casa

É claro que não vamos nos esquecer desta dica unânime, que é cultivar plantas dentro de casa. Além de serem as queridinhas da decoração natural, elas são capazes de refrescar o ambiente de uma maneira quase instantânea. Afinal, conforme você rega a espécie, ela vai transpirando o excesso de água para o ambiente, mantendo a casa fresca no verão ou no inverno.

Dá para potencializar esse feito reunindo várias plantas em um jardim no quintal ou em um cantinho especial dentro de casa. Os parapeitos das janelas são locais perfeitos para posicioná-las em vasos decorativos, assim como as sacadas das varandas. Para espécies maiores, invista em vasos de chão e aproveite para dar aquela valorizada no décor.

O maior cuidado deverá ser quanto às necessidades de cada espécie, principalmente em relação às regas e à incidência de luz solar. Se você fizer um cantinho verde nas janelas, por exemplo, precisa optar por plantas que gostam de iluminação, como os lírios, espadas-de-são-jorge, orquídeas, samambaias e até mesmo algumas árvores frutíferas de pequeno porte.

Existem ainda aquelas plantas que são cultivadas somente com água, ou seja, sem a necessidade de terra — como os clássicos singônios. Você pode utilizá-los como estratégia para manter a casa fresca no verão, ao mesmo tempo em que contribui para deixar o décor mais charmoso. Escolha um belo vaso e preencha-o com pedrinhas ou argila expandida. Fica lindo!

Só não se esqueça de trocar a água com frequência para evitar criadouros de mosquito da dengue, hein? Já para as espécies terrosas, esvazie os pratinhos logo após as regas ou então preencha-os com areia, impedindo assim a proliferação dos mosquitos.

Ainda sobre plantas e paisagismo, damos mais uma dica: invista em fontes de água para decorar seu jardim ou interior da residência. A maioria delas funciona por eletricidade, isto é, basta comprar e ligar para manter a casa fresca no verão. Sem falar na sensação de relaxamento ao ouvir o barulhinho da água correndo, não é mesmo?

Falando em relaxamento, leia também este post sobre como fazer um pergolado em casa e deixe tudo pronto para curtir a estação mais quente do ano!