A correta aplicação de argamassa é fundamental para qualquer construção. O material é usado para colar, impermeabilizar e nivelar superfícies. Cada uso possui um tipo específico. Para saber qual o mais adequado para a sua obra é preciso analisar a base onde a argamassa será aplicada e em que fase da construção será utilizada.

Você sabe como identificar essas questões para realizar a aplicação de argamassa? Então continue lendo esse texto e entenda os detalhes.

Conheça os tipos de argamassa

Pronta

Como o nome diz, essa argamassa já está preparada para ser aplicada, basta acrescentar água. É utilizada para assentamento de revestimentos cerâmicos e reboco. É composta por cimento, areia e aditivos para reter água e para a incorporação de ar. Durante a aplicação, deve-se ter cuidado para não bater muito ou errar na quantidade de água.

Virada

A argamassa virada possui cimento, cal e areia. É utilizada para assentamento (mais firme) e para reboco (mais mole).  A preparação merece atenção, pois é preciso dosar a quantidade certa dos componentes para evitar traços diferentes.

Colante

Esse tipo de argamassa têm a função de colar o revestimento. Sua composição contém cimento, areia e aditivos. Já vem pronta para o uso, sendo necessário apenas adicionar água e misturar. Para definir o tipo ideal, deve-se investigar o tamanho e modelo da peça de revestimento, além da sua localização: ambientes externos ou internos.

Modelos

Antes de comprar o produto, confira qual o material mais adequado.

  • AC-1: usada em interiores, com exceção de saunas e estufas.
  • AC-2: ideal para projetos externos, pois é mais resistente à chuva, vento e cargas.
  • AC-3: maior resistência e aderência. É comum em fachadas, piscinas, saunas e espaços que não recebem insolação direta.
  • AC-3E: possui as mesmas características dos tipos 1 e 2 e é indicado para ambientes com insolação direta.

Para cerâmicas, são recomendadas as argamassas AC-1, AC-2 e AC-3 nas cores cinza e branca. No granito, indica-se a AC-3. Mas, quando a superfície for receber tinta, opte pela AC-2. E, para porcelanato de tamanho até 60X60 cm, o ideal é a argamassa AC-2 na cor branca. Os maiores precisam de maior resistência: AC-3.

Entenda como funciona a aplicação de argamassa

O primeiro passo é limpar totalmente a superfície onde será feita a aplicação. Ela deve estar íntegra, sem desagregações ou contaminantes. Para isso, você pode fazer uma lavagem com jato de água. Depois, é a vez de verificar se existem fissuras ou trincas, para realizar as devidas correções com impermeabilizante de camada grossa.

O objetivo do acabamento guia a forma como ele será feito.

  • Assentamento: é aplicado com colher de pedreiro ou bisnagas e serve para juntar blocos e tijolos em serviços de alvenaria, buscando regularizar a base.
  • Impermeabilização: como o nome diz, protege paredes e tetos. É utilizado em camada grossa, com raio mínimo de 8 centímetros em cantos e arestas.
  • Revestimento: reveste superfícies recém-construídas. Usa duas a três camadas para cobrir, proteger e nivelar a estrutura.

Preparo

A ferramenta ideal para o preparo é a masseira: uma caixa de madeira com tábuas dos lados. Ela ajuda no controle da massa, evitando desperdício e sujeira no chão. A quantidade de água necessária vem indicada na embalagem do produto.

Uso

Após a mistura, a massa deve descansar por 15 minutos para os aditivos reagirem. E lembre-se: produtos à base de cimento que não usam aditivos devem ser utilizados entre 2h a 2h30 após o seu preparo.

As argamassas colantes podem ter aplicação simples ou dupla. A simples é usada em peças de tamanho até 30X30 cm e aplicada na superfície ou na peça. Já em tamanhos maiores necessita de aplicação dupla: na peça e na superfície.

Agora que você já sabe os tipos e funções, está mais fácil de realizar a aplicação de argamassa, não é mesmo? Não se esqueça de medir o ambiente e calcular as camadas necessárias para cada superfície para colocar no seu orçamento e definir a quantidade ideal para a sua reforma ou construção.

Se você gostou desse texto e deseja acompanhar conteúdos sobre esse tema, assine a nossa newsletter. Vamos selecionar os melhores assuntos para você!