Planejamento de layout: um elemento-chave para otimização de ambientes

Planejamento de layout: um elemento-chave para otimização de ambientes

por | 01/03/2023

Layout é uma estratégia usada para organizar um espaço, tendo como propósito maximizar a eficiência de processos produtivos e ampliar a qualidade.

Para que a empresa possa planejar um bom layout, precisa levar em conta o espaço disponível, as características do produto final, a segurança necessária para os usuários e a facilidade que ele entrega para as operações.

Muitas pessoas acreditam que layout esteja relacionado apenas ao design ou ferramentas de designer gráfico, como no caso de um site, mas, originalmente, é voltado para a logística e melhoria de processos.

Trata-se, basicamente, de uma estratégia com relação direta com a maneira que as máquinas, pessoas e equipamentos são distribuídos em um espaço, de forma que tudo aconteça harmoniosamente dentro da organização.

As práticas de layout podem se dividir entre logística industrial, administrativa, de produção, entre outras possibilidades. Somente com ele é possível garantir um espaço de trabalho adequado e otimizar a produção da indústria.

Mas existem muitas dúvidas em relação ao modo como organizar o layout da empresa, e este artigo vai esclarecer algumas informações sobre isso.

Ele vai mostrar o que é planejamento de layout, como planejar um bom layout, quais são os tipos de layout e os princípios básicos que o envolvem.

Entenda o que é planejamento de layout

O conceito de layout é a maneira como um espaço físico é organizado, levando em consideração todos os elementos presentes nele, como:

  • Equipamentos;
  • Máquinas;
  • Ferramentas;
  • Produtos finalizados;
  • Pessoas.

Tendo isso em vista, o planejamento de layout é um estudo que tem como propósito otimizar a disposição de componentes físicos dentro do espaço, otimizando o fluxo onde acontece o sistema produtivo.

Ele ajuda a reduzir os desperdícios de tempo em cada ponto da fabricação, além de diminuir o tempo de transformação da matéria-prima em produto final.Um fabricante de grelha argentina com coletor de gordura precisa otimizar o espaço físico para melhorar a produtividade do negócio, uma vez que o fluxo de processos pode ser prejudicado por conta da distribuição errada de equipamentos.

Como planejar o layout?

Para fazer um bom layout, é necessário considerar a qualidade do processo logístico, e algumas estratégias para isso são:

Armazéns

Os armazéns são espaços muito importantes para vários setores da companhia porque é lá que são guardados os produtos e insumos pertencentes à produção.

No que diz respeito à distribuição física do espaço, é necessário fazer uma análise e planejar os eficiente. Isso acaba reduzindo o tempo de carga e descarga, além de trazer mais facilidade para localizar produtos.

Para isso, a organização precisa de algumas estratégias importantes, como colocar produtos maiores e mais pesados próximos às saídas, concentrar mercadorias da mesma família em locais próximos e maximizar o fluxo de mercadorias nos corredores.

Centro de distribuição

Um fabricante de saco plastico colorido deve prezar pela qualidade e agilidade de suas entregas, fazendo um estudo de onde serão seus centros de distribuição.

Ter uma boa localização é muito importante para reduzir o prazo de entrega, reduz os custos com depreciação de veículos e baixa o consumo de combustível, traz mais facilidade de acesso e melhorar as condições de trabalho.

Tipos de layout

Escolher um tipo de layout para o chão de fábrica é um processo que deve se basear nas características de fabricação e armazenamento do produto dentro da indústria.

Diversos fatores, como quantidade, tipo de produto e variedade precisam ser considerados durante a projeção da fábrica, e existem 4 tipos de layout que podem ser empregados. São eles:

Layout físico posicional

Nesse tipo, o produto em fabricação fica estático, ao passo que os equipamentos, pessoas e maquinários se movimentam ao redor. Costuma ser utilizado na fabricação de navios e aeronaves.

Tendo isso em vista, se o projeto for grande, a movimentação do produto dificulta muito sua montagem. A maior vantagem desse tipo de layout é que ele colabora com a variedade de tarefas.

Entretanto, dentro de uma montadora de veículos que conta com manobrista temporário, é fundamental programar as tarefas produtivas e os espaços, atividades que podem ser um pouco complexas.

Layout físico linear

Esse tipo de layout costuma ser usado em produções de grande escala, visto que é caracterizado por posicionar uma máquina ao lado da outra.

Seu objetivo é atender o deslocamento de materiais de maneira mais eficaz e ágil, organizando o produto em uma linha de processo produtivo, seguindo uma sequência para que ele seja processado.

Por essa razão, o layout linear ajuda no processo de automatização de fabricação, mas é um modelo fixo isso a adaptação não é possível de ser realizada.

Layout físico funcional

A principal característica desse modelo específico de layout trata-se da divisão de maquinários e trabalhadores presentes nas áreas de produção, além de ser muito utilizado em processos produtivos em lotes.

Pode ser adotado por uma empresa que produz manual de direção defensiva moto porque é altamente flexível, permitindo que os produtos sejam produzidos no mesmo lote, mesmo que sejam de tipos diferentes.

Ele organiza os equipamentos e operações por meio de funções produtivas específicas dentro do setor, fazendo com que o processo seja muito mais intuitivo e funcional.

Layout físico celular

O layout celular é uma combinação entre o tipo linear e funcional, visto que ao mesmo tempo em que separa os setores por operações específicas, consegue ordenar uma sequência de produção.

Ao misturar esses dois processos, ele consegue otimizar a agilidade do sistema, além de flexibilizar os fluxos de fabricação dos produtos.

Entretanto, para trabalhar com esse tipo, é necessário contar com capacitação adicional dos profissionais, e ele ainda pode dificultar a reconfiguração para o modelo atual.

Alguns princípios básicos do layout

Além de saber quais são os diferentes tipos de layout, uma confecção de Estação de trabalho em l com gavetas também precisa se atentar aos seus princípios para otimizar o fluxo produtivo.

Além disso, outra função do layout de produção é garantir a segurança dos trabalhadores, e entre os requisitos mínimos para colocar em prática estão a demarcação de áreas que orientam o fluxo de deslocamento.

Também é muito importante demarcar os locais de armazenamento e estabelecer uma distância ao redor das máquinas. Tendo isso em vista, os 5 princípios do layout são:

Segurança

A segurança dentro da fábrica é o maior propósito do layout, visto que áreas de circulação, armazenamento e espaços ao redor de máquinas precisam ser devidamente projetadas para proteger a integridade física dos trabalhadores.

Isso também protege transportadores de materiais e máquinas, outro ponto muito importante é prestar atenção à instalação elétrica de máquinas e equipamentos, uma vez que ela precisa ser projetada para evitar choques, explosões e incêndios.

Movimentação no setor de materiais

Dentro de um fabricante de Bateria de carro 60 amperes, o transporte aéreo de materiais é permitido em áreas internas e externas da empresa sob algumas condições.

Nesses locais, é imprescindível que não existam postos de trabalho ou que sejam usados para percurso de materiais.

Manter a distância entre as máquinas

A distância entre as máquinas e todos os equipamentos precisa ser pensada de modo a garantir a segurança dos trabalhadores nos processos de operação, inspeção, limpeza e manutenção.

Em outras palavras, a distância entre eles precisa permitir a movimentação das pessoas, considerando a atividade produtiva realizada no local.

Armazenamento

Para garantir a assinatura iptv, todos os materiais que foram usados no processo produtivo precisam ser devidamente guardados em áreas de armazenamento.

Obrigatoriamente, esses locais precisam ser demarcados com faixas ou devem ser apenas sinalizadores se estiverem em áreas externas. Além do mais, todas as ferramentas usadas no dia a dia precisam ser armazenadas em locais adequados.

Circulação de pessoas

Por fim, o quinto princípio do layout é definir a demarcação de áreas de circulação, seguindo normas técnicas oficiais.

Além disso, dentro das empresas, as vias de circulação devem permanecer desobstruídas, pois só assim a companhia vai evitar acidentes que podem colocar em risco a integridade física de seus profissionais.

Considerações finais

Para facilitar o planejamento de seu layout, um fabricante de impressora de senhas de atendimento pode usar a tecnologia como aliada.

Hoje em dia, existem diversas ferramentas que podem ser usadas na projeção de layout de produção e que permitem a superação de vários entraves.

Elas atuam com base na simulação digital, sendo possível identificar erros e projetar cenários distintos, considerando a finalidade produtiva da corporação.

A fábrica pode até mesmo utilizar softwares que facilitam a visualização de processos de produção em diferentes níveis, e já na fase de criação da indústria, otimizar ainda mais as operações.

A partir de dados e informações relacionados aos sistemas digitais de projeção, os gestores conseguem fazer análises mais objetivas, tendo em vista que se baseiam em simulações e no descarte de soluções que não são eficazes.

No entanto, independentemente de usar ou não um recurso tecnológico nesse processo, fazer o layout da fábrica é indispensável para a segurança dos profissionais e para a produtividade da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.