Uma parede de tijolos bem feita rouba a cena em qualquer estilo de décor, valorizando os ambientes com muito bom gosto e doses extras de estilo. Fáceis de combinar e cheios de possibilidades decorativas, os tijolinhos apresentam apenas uma ressalva: os cuidados de manutenção.
No entanto, se o acabamento for feito por um profissional especializado, não vai ser difícil manter a parede sempre bonita e bem conservada. Neste post, além dos cuidados de limpeza e manutenção, trazemos cinco maneiras incríveis de ter uma parede de tijolos em casa. Continue a leitura e confira as dicas!
1. Parede de tijolos clássica
O jeito mais convencional de ter uma parede de tijolinhos é deixando a alvenaria aparente, com a cor e a textura característica dos tijolos sendo os protagonistas da decoração. Os elementos coadjuvantes podem ser os móveis de madeira, para uma proposta mais clássica, ou o mobiliário branco, para propostas mais arrojadas.
O branco, em contraste com o alaranjado peculiar da parede, cria um contraste muito bonito. Mas, caso você esteja receoso de se “cansar” da combinação, vale a pena combinar a parede de tijolos com demais revestimentos neutros e mobiliário de madeira, por serem mais discretos e, ainda assim, muito sofisticados.
A combinação de tijolinhos e madeira, por exemplo, é perfeita para os amantes do décor rústico. É como se a parede criasse um cenário de fundo para a decoração campestre, refletindo aconchego e personalidade na composição — seja nas áreas sociais da casa, seja nas áreas íntimas.
Experimente pontuar alguns elementos coloridos, como quadros, tapetes e arranjos para um resultado ainda mais vibrante.
2. Parede que simula tijolos
Sem dúvida, a parede de alvenaria é a escolha número um para fazer a decoração com tijolos aparentes. Por outro lado, como é um acabamento criterioso, muita gente prefere fazer uma parede de tijolinhos “fake” para não ter que lidar com a sujeira ou o quebra-quebra da obra.
Se essa for a sua intenção, os revestimentos mais indicados são as cerâmicas que imitam tijolos e até mesmo os criativos papéis de parede, capazes de renovar o décor de um jeito prático e econômico.
Outra ideia é fazer uma textura na superfície simulando os tijolinhos, com auxílio de massa corrida e areia fina. Nesse caso, é preciso contar com um profissional experiente no ramo, já que esse tipo de textura é uma verdadeira arte.
3. Parede de tijolos em áreas internas
Living, sala de jantar, dormitório e até no banheiro. A parede de tijolos é tão versátil que pode ser utilizada sem medo em qualquer ambiente interno da residência.
O que muda de um cômodo a outro é a funcionalidade que você quer para o décor. Por exemplo: em cômodos integrados, como living e sala de jantar, dá para utilizar uma meia-parede de tijolos como divisória de ambientes ou painel de TV. Fica um charme!
Outra ideia é fazer a parede como fundo da mesa de jantar, compondo um cenário muito mais aconchegante e convidativo para a hora das refeições em família. No quarto, a parede de tijolinhos pode abrigar quadros, murais, luminárias e demais elementos que reflitam a personalidade do dono de forma criativa e estilosa, como uma autêntica gallery wall.
Já para os banheiros e lavabos, a tendência é combinar a parede de tijolos com revestimentos neutros e louças sanitárias brancas. Assim, dá para favorecer simultaneamente o contraste e a leveza do cômodo, sem o risco de a parede deixar o ambiente escurecido. Espelhos e luminárias posicionadas em locais estratégicos também eliminam por completo esse risco.
4. Paredes de tijolos em áreas externas
Sabe aquele espaço gourmet de tirar o fôlego? Pois é! Dá para ter uma dessas na área externa da casa fazendo uma parede de tijolinhos como extensão da área de churrasco. Se o modelo da churrasqueira também for de tijolos, a composição ganhará em amplitude, fazendo da parede uma extensão da área de trabalho.
Aproveite o espaço para instalar mais balcões e coloque assentos no entorno, criando um cantinho extra de convivência na sua cozinha gourmet. A parede poderá servir ainda para instalação de prateleiras ou suporte de utensílios, deixando tudo sempre à mão na hora de preparar as refeições.
Para os mais moderninhos, a combinação ideal é parede de tijolos e acabamentos metálicos, fazendo uma brincadeira entre o rústico e o contemporâneo. Portas de correr em vidro transparente ou mesmo tijolo de vidro também garantem esse efeito.
Complementando a composição, use e abuse dos arranjos de plantas para deixar sua área externa ainda mais próxima da natureza.
5. Parede de tijolos decorada
Quem é fã dos estilos mais arrojados de décor, certamente já se pegou pensando em fazer uma parede de tijolos colorida ou texturizada.
A técnica da textura, como vimos, é um pouco mais criteriosa e demanda mão de obra especializada para um resultado perfeito. Já para uma parede colorida, a melhor dica é optar por diferentes modelos de tijolos, mesclando as tonalidades de cada um deles para brincar entre as nuances de terracota e café.
Outra sugestão mais ousada é fazer uma parede de tijolos totalmente branca, compondo uma decoração minimalista e, ao mesmo tempo, cheia de estilo. Nesse caso, a tinta utilizada é látex 100% acrílico, que garante o melhor acabamento.
O resultado é incrível, possibilitando tanto o minimalismo quanto um décor mais alegre, caso você combine a parede com móveis coloridos ou mesmo objetos de design arrojado.
Manutenção de uma parede de tijolos
Que uma parede de tijolos aparente é bonita e estilosa, não resta dúvida. Mas, como mantê-la assim 100% do tempo sem correr o risco de espalhar aquele terrível pó laranja por toda a casa? É simples!
Basta impermeabilizar a parede com material específico, fazendo a manutenção periodicamente.
No mercado especializado há uma série de produtos que podem ser utilizados para essa finalidade, como resinas, vernizes e silicones. Assim, você evita problemas de umidade que podem ocasionar mofo e até infiltrações na parede, além de ficar livre do tal pozinho laranja.
Fazer a limpeza correta também ajuda a manter o acabamento sempre vistoso. Um truque é dissolver um pouco de cloro ou vinagre branco na água e passar por toda a extensão da parede de tijolos, que devem ser enxaguados logo em seguida. Caso eles sequem sem enxágue, ficarão com aspecto esbranquiçado, o que não é legal.
Portanto, recomenda-se que a limpeza seja feita sempre em dias mais quentes para evitar que o acabamento fique úmido. Se você notar que algum tijolo está descascando, é sinal de que está hora de reaplicar o produto impermeabilizante. Se necessário, conte com profissionais especializados para realizar a manutenção.
Agora sim sua parede de tijolos está devidamente pronta e bem cuidada para roubar a cena na decoração da casa, aliando beleza, requinte e muita personalidade para o seu décor.
Gostou do post? Então, siga nossa página no Facebook e confira outros posts sobre o assunto!