Quando se fala em estilos de décor, um conceito tem ocupado o espaço de queridinho do momento: a decoração industrial. Essa tendência caiu no gosto popular graças ao seu minimalismo e capacidade de criar ambientes cheios de aconchego, memórias afetivas e personalidade.

Nascida entre as décadas de 50 e 70, nos Estados Unidos, a decoração industrial veio da necessidade de conferir beleza aos grandes galpões que eram transformados em lofts. Tanto que uma das principais características do estilo é o conceito de ambientes amplos e integrados.

Para que você entenda o conceito e saiba como aplicá-lo em sua casa, listamos algumas dicas preciosas. Aproveite para deixar seu lar com ares cosmopolitas. Confira!

1. Estrutura aparente

Essa talvez seja a característica mais forte da decoração industrial. Se na sua casa existem vigas estruturais e canos aparentes, destaque-os como um elemento decorativo.

O segredo é criar equilíbrio e harmonia. É possível, por exemplo, revestir vigas com madeira ou aço. Além disso, você pode pintar os canos com cores vibrantes ou usá-los como base para exposição de itens decorativos.

2. Paleta de cores

aplicar a decoração industrial em casa

Aplicação de tons neutros fornece maior sobriedade a uma decoração com estilo industrial

De uma forma geral, o cinza é predominante no estilo industrial. São encontrados no mercado, inclusive, azulejos que lembram as paredes de estações de metrô e tintas que imitam a textura do concreto.

Como os tons neutros predominam, a cartela de cor inclui branco e preto. Os toques de cor aparecem em objetos de decoração e móveis. Invista ainda nos tons dourados e acobreados para complementar o ambiente.

 

3. Revestimentos

Alguns revestimentos são bem-vindos. O cimento queimado é uma opção muito procurada para pisos, paredes e até para o teto! Se você não é tão ousado assim, procure investir em porcelanatos rústicos que imitam esse material.

Outros materiais muito utilizados são:

  • o ferro fundido, que pode estar em acabamentos como rodapés e bancadas;

  • o aço escovado, muito presente em cozinhas e banheiros;

  • a madeira de demolição, usada em painéis, portas e janelas.

4. Iluminação

A iluminação é um fator importante na hora de refletir o estilo industrial na sua décor. Luminárias pendentes são um elemento indispensável. Dê preferência àquelas feitas de cobre ou ferro e use lâmpadas com filamento de carbono!

Outra característica indispensável são os fios aparentes. Eles dão uma pegada bem urbana para o ambiente. Uma boa dica é combinar o uso dos fios aparecendo com pontos focais.

5. Calhas e conduítes

Está aí um detalhe marcante nesse estilo, para quem não consegue se adaptar aos fios expostos. As calhas e conduítes são uma forma prática de esconder os fios e criar novos pontos de iluminação.

Além disso, o desenho deles nas paredes e tetos garantem um charme extra. De uma forma geral, conduítes são feitos de aço galvanizado. Na composição final do ambiente, isso traz beleza e modernidade.

6. Paredes de tijolos aparentes

Como ter elementos estruturais expostos é a característica básica do estilo, as paredes de tijolos aparentes não poderiam ficar de fora. Elas, inclusive, se encaixam bem na decoração do quarto, da sala, da cozinha e até mesmo do banheiro.

O segredo de seu charme está na paginação que você vai escolher na hora de instalar. As formas que mais fazem sucesso são espinha de peixe e amarração. Além disso, você pode dar um estilo extra pintando de branco ou preto, por exemplo.

 

7. Móveis

7 dicas para aplicar a decoração industrial em casa

O estilo vintage já se consolidou como tendência e seu uso é adequado a um ambiente industrial coeso.

Escolha seus móveis para terem mais de uma função,  criando, assim, integração dos  ambientes. Bancada da cozinha americana que também é mesa de jantar, bancos que viram mesinhas de cabeceira e sofás-cama são muito usados.

Outra dica é o mix de móveis de estilos complementares. O vintage, por exemplo, traz ainda mais personalidade aos ambientes. Invista em camas em ferro fundido, sofás com linhas retas e mesas de madeira.

Agora que você já tem uma boa ideia de como usar a decoração industrial em sua casa, aproveite para mostrar esse estilo para todo mundo e compartilhe essas dicas em suas redes sociais!