Em se tratando de limpeza doméstica, um dos maiores desafios é, certamente, tirar manchas de rejunte. Isso se deve, principalmente, pelo fato de que esse espaço entre os pisos e os azulejos acumula muita sujeira e acaba perdendo suas características originais.

Se você sofre com a limpeza dos ambientes revestidos, precisa ler este post até o final! Nele, preparamos 5 dicas simples e práticas para prevenir e tirar manchas de rejuntes, deixando sua casa brilhando. Siga a leitura e confira!

1. Mantenha o ambiente bem ventilado

A primeira dica é, na verdade, uma atitude de prevenção. Evitar que cozinhas e banheiros fiquem úmidos e fechados é o primeiro passo para tirar manchas de rejunte.

Isso porque o excesso de umidade colabora com o aparecimento de mofo e limo, dificultando a limpeza. Por isso, sempre que possível, mantenha portas e janelas abertas. Se o ambiente recebe luz solar, melhor ainda.

Evite ainda que panos molhados fiquem por muito tempo em contato com os revestimentos. Pequenas poças de água ao redor do vaso sanitário, por exemplo, também podem favorecer o aparecimento de manchas. Quanto mais seco o rejunte, melhor.

2. Utilize materiais de qualidade

O mercado oferece uma grande variedade de rejuntes para sua escolha. Na hora da reforma da cozinha, por exemplo, optar por aqueles de qualidade melhor é uma ótima opção para evitar as manchas. Isso acontece porque alguns tipos de rejunte são menos porosos. Assim, eles acumulam uma quantidade menor de sujeira e tornam-se mais fáceis de limpar.

3. Invista em aditivos e seladores

Além do rejunte em si, existem aditivos que podem ser incorporados à massa no momento da aplicação. Esses produtos melhoram o desempenho e a qualidade do rejuntamento.

Os seladores também são uma boa opção, já que criam uma barreira protetora, tornando mais fácil tirar manchas de rejunte. Faça uma manutenção periódica, reaplicando o produto sempre que a área apresentar sinais de desgaste.

4. Experimente materiais alternativos para tirar manchas de rejunte

Algumas receitas caseiras são realmente eficazes na hora de limpar banheiros e cozinhas. A mistura de vinagre com bicarbonato de sódio é uma delas. Para tirar manchas de rejunte, faça uma pasta com bicarbonato e vinagre e aplique em toda a área afetada com uma escova de dente. Aguarde cerca de vinte minutos e enxágue bem. Em seguida, seque a área e utilize um produto aromatizado para deixar aquele cheirinho gostoso.

5. Tenha cuidado com os produtos à base de cloro

O cloro é uma ótima opção para tirar manchas de rejunte. É possível encontrar produtos de diversos tipos com esse ingrediente na fórmula. De água sanitária aos limpadores mais modernos em spray, a maioria é extremamente eficaz na hora da faxina.

No entanto, tenha bastante cuidado em relação aos rejuntes coloridos. O cloro pode afetar a tonalidade original, causando manchas na superfície. Nesse caso, vale a pena testar o produto em uma área de pouca visibilidade para conferir o resultado.

Tirar manchas de rejunte pode ser muito mais simples do que parece. Com as dicas que trouxemos, você deixará banheiros e cozinhas parecendo novos, com muito pouco esforço. Mantenha a rotina de manutenção e os resultados serão ainda melhores.

Agora que você já conhece as melhores dicas para tirar manchas de rejunte, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a acabar com o estresse nas faxinas.