“Eu quero uma casa no campo, onde eu possa ficar do tamanho da paz…”. Os versos imortalizados na voz de Elis Regina traduzem bem o significado da decoração rústica. Seja no campo ou na cidade, esse estilo de décor carrega sensações únicas de aconchego, conforto e tranquilidade.

Isso sem falar na beleza e no requinte de uma composição que remete à natureza, sobretudo por conta de alguns componentes marcantes nesse design, como a madeira e os tecidos naturais.

Porém, por trás desses elementos, há muito mais para você explorar no estilo rústico, fazendo da sua casa um verdadeiro convite ao relaxamento. Quer saber como? Então acompanhe o post, descubra as minúcias da decoração rústica e transforme seu lar!

O que é a decoração rústica?

Um décor rústico é muito mais do que um estilo de design campestre e de aspecto rudimentar. Sim, concordamos que a madeira é a primeira coisa que vêm à cabeça quando pensamos nesse estilo, mas, para que a composição ganhe personalidade e sofisticação, é preciso ir além nas inspirações — mesmo porque fazer uma decoração rústica não significa encher a casa de itens amadeirados.

É preciso ponderar o uso da madeira com alguns elementos mais modernos, como o aço e o vidro. Assim, além de criar um mix de sensações que vai do bucólico ao contemporâneo, você não corre o risco de comprometer a funcionalidade do ambiente nem de sobrecarregar o cômodo com um único material.

Como aplicá-la?

Encontrar o equilíbrio entre o campestre e o urbano pode até parecer difícil em um primeiro momento. Contudo, existem alguns segredos e combinações certeiros para essa tarefa, principalmente relacionados à funcionalidade do cômodo em questão. Veja:

1. Sala de estar

Dicas para decoração rústica em casa sala

A sala rústica, desenvolvida por Darren Chung em Wiltshire, aposta nos elementos decorativos coloridos para pontuar personalidade.

Na sala de estar, assim como nas salas de jantar ou TV, a primeira coisa a se considerar é que essas são áreas de convivência. Portanto, quanto mais versátil for a combinação, melhor, de modo a criar uma atmosfera rústica que agrade a todos. Isso significa que, para esse cômodo, o ideal é priorizar as variações mais clássicas do estilo rústico, deixando os itens mais ousados — como os objetos de texturas pesadas e cores vibrantes — para as áreas íntimas da casa.

Caso você more num lugar privilegiado pela natureza, comece ressaltando esse traço no décor. Priorize portas e janelas de vidro, para que a paisagem circundante faça naturalmente parte da decoração rústica. Se a sua sala é em conceito aberto, uma boa dica para demarcar os ambientes é utilizar os clássicos móveis amadeirados como divisórias. Aparadores e baús são perfeitos nessa situação.

Ainda quanto aos móveis, os sofás e poltronas com estrutura em madeira aparente são o must have nas tendências desse estilo, assim como os espelhos de moldura amadeirada. Posicionando um espelho do chão ao teto no hall de entrada, por exemplo, você alia o rústico ao sofisticado, além de favorecer a amplitude e a iluminação do local. E se a moldura apresentar desníveis ou assimetrias, melhor ainda!

Isso porque a proposta do design rústico considera valorizar ao máximo as formas originais das peças. Ou seja, quanto menos lapidado e mais “bruto” for o material, mais ele carregará a atmosfera campesina que você quer para o décor. Para complementar o clima de naturalidade e aconchego, experimente combinar tapetes, mantas e almofadas de tecidos leves, como linho, sisal e fibras naturais.

2. Cozinha

Dicas para decoração rústica em cozinhas

Cozinha Westcott Construction conta com armários e acabamentos amadeirados, característicos da decoração rústica.

Móveis restaurados ou relíquias de família, como as famosas cristaleiras e peças de louça, são opções perfeitas para criar um décor rústico na cozinha. Afinal, não é à toa que a decoração rústica carrega muitos traços em comum com o estilo retrô ou vintage. Investir em eletrodomésticos que sigam essa pegada — como os eletros coloridos — também é uma ótima pedida!

Se você está com receio de pesar o ambiente por conta do design propositalmente rudimentar ou dos tons vibrantes, basta escolher revestimentos neutros para o piso e paredes — como os brancos, beges e até mesmo os marrons e terrosos, que dialogam superbem com os ares rústicos.

Priorize a entrada de luz natural e capriche na escolha das lâmpadas e luminárias para eliminar de vez aquele receio de criar um ambiente escuro ou carregado. Assim, será possível usar e abusar também das louças típicas do estilo rústico, como as de barro, cerâmica ou porcelana, que parecem naturalmente desgastadas pelo tempo, sabe? Fica um charme!

3. Quartos

Dicas para decoração rústica quartos

Madeira e iluminação natural garantindo um requinte rústico nesse quarto decorado pela DC Fine Homes em Portland.

Aqui, a madeira sai na frente de novo: seja na cabeceira da cama, na estante dos livros, na penteadeira ou nos armários. Isso porque a mobília amadeirada ganha ainda mais valor quando falamos em dormitórios.

E o motivo é simples: por serem ambientes de descanso e relaxamento, essas áreas têm tudo a ver com o clima acolhedor e intimista que só o mobiliário de madeira é capaz de explorar.

O ambiente torna-se ainda mais cativante com peças restauradas. Mas, se não for esse o caso, você pode comprar móveis novos de madeira de lei e dar o seu toque pessoal no design com quadros, fotos e demais itens decorativos que tragam a sua personalidade para a composição.

E se você quiser abrir mão do mobiliário amadeirado, não se preocupe, pois já dissemos que a madeira não é o único elemento característico da decoração rústica. Você pode, por exemplo, optar por móveis mais contemporâneos e deixar o clima bucólico por conta das lâmpadas quentes, das peças de décor em estilo antigo e da roupa de cama em lã ou linho.

4. Banheiro

Dicas para decoração rústica em sanitários

Uma fusão de estilos vitorianos e rústicos, agraciados pelo acabamento impecável em pedra vermelha. Banheiro desenvolvido por Amelia Wilson.

Para aliar o requinte e o charme do décor rústico sem abrir mão da funcionalidade e do conforto nos banheiros, experimente mesclar revestimentos em mármore ou porcelanato com nichos amadeirados sobre as bancadas.

Mas atenção: quando em áreas úmidas, as peças de madeira necessitam de tratamento específico contra a ação da umidade. Plantas também são ótimas opções decorativas para trazer o clima campestre para os banheiros ou lavabos.

Apenas lembre-se de escolher espécies que se adaptem bem à umidade típica desse cômodo da casa. Outra dica é utilizar a iluminação a seu favor instalando spots ou arandelas para valorizar os arranjos ou demais peças decorativas.

5. Áreas externas

Dicas para decoração rústica em área externa

Decoração rústica para área externa desenvolvida por Unique Home Stays em imóvel na Cornualha do Norte, Reino Unido.

Madeira, pedras e fibras naturais são o verdadeiro combo da decoração rústica para áreas externas. Isso porque esses três itens reúnem o que há de mais característico nesse tipo de décor: a natureza. Assim fica fácil trazer todo o aconchego e naturalidade comuns das casas de campo ou de praia para dentro do seu próprio lar!

Deques de madeira, bancadas de pedra e móveis de fibra de bambu, por exemplo, são só algumas das opções que você pode explorar para criar uma atmosfera campestre na sua varanda, jardim, área de piscina ou churrasqueira.

Quanto às cores, os tons terrosos e o verde-musgo estão com tudo nessa composição! E o melhor: essas tonalidades são muito versáteis para combinar, até mesmo com os tons quentes como amarelo, vermelho e laranja. Que tal?!

Agora que você já descobriu os segredos da decoração rústica, ficou fácil trazer esse estilo para sua casa, mesclando elementos que dialoguem com a simplicidade da vida no campo, mas sem abrir mão do conforto e da funcionalidade das instalações.

Gostou? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais dicas como essas!