Grandes ou pequenos, rústicos ou modernos, tradicionais ou alternativos… Para abrigar plantas, guardar objetos ou simplesmente preencher um cantinho vazio: qualquer que seja o modelo escolhido e a funcionalidade da peça, os vasos são capazes de dar aquele up no décor de um jeito prático e inovador.

Eis aqui o segredo da decoração com vasos: criatividade e harmonia na composição. Respeitando essa regra básica, está permitido mesclar peças de diferentes padrões e texturas, desde que o resultado final dialogue entre si.

Vasos de barro ou cerâmica, por exemplo, caem muito bem em um design de interiores rústico. Já aqueles de vidro ou metal são perfeitos para compor ambientes clean e minimalistas. Ficou interessado? Quer saber mais?

Então acompanhe o post e descubra quatro dicas espetaculares para apostar nos vasos decorativos e trazer muito mais charme e personalidade à sua casa!

1. Defina uma temática

4-dicas-para-fazer-uma-decoracao-com-vasos-espetacular.jpegPara que os vasos realmente façam a diferença no seu décor, o ideal é definir uma temática básica antes de começar a decorar. Assim, você garante que o resultado da composição será harmonioso.

Para que você tenha uma ideia de como essa etapa é importante, considere o seguinte: se você misturar vasos muito contrastantes em um ambiente que já está ornamentado com outros elementos, pode ser que o décor fique sobrecarregado.

Nesse sentido, o melhor a fazer é ponderar o estilo de decoração do local com o design dos vasos escolhidos. Um ambiente sóbrio e minimalista, por exemplo, pode ganhar mais vida e alegria com alguns vasos coloridos.

Por outro lado, se o cômodo em questão já tem outras peças coloridas — como móveis, tapetes ou almofadas — o mais viável é apostar em vasos mais neutros para que os elementos não briguem entre si.

2. Varie tamanhos, cores e padrões

Ter uma temática única não significa que os vasos decorativos não podem ser diferentes, certo? O desafio aqui é justamente variar as peças mantendo um diálogo harmonioso na composição final. Afinal, ao escolher modelos completamente iguais em tudo, a atmosfera pode ficar monótona e aí os vasos passarão despercebidos.

No entanto, não se preocupe: não é difícil encontrar esse equilíbrio. Basta ter em mente que, assim que você definir a temática do décor, a escolha dos vasos precisará refletir as características desse tema.

Já demos algumas pistas: barro e cerâmica para uma decoração rústica, vidro e metal para ambientes clean. Combine peças desses materiais em diferentes tonalidades e tamanhos e pronto! Você terá valorizado o décor com leveza, estilo e sofisticação.

Outra combinação certeira são os vasos de cristal e porcelana em ambientes de design clássico. Nessa proposta, quanto mais neutras as cores e mais discretas as texturas, melhor o resultado! Vasos estampados com motivos geométricos ou florais, por sua vez, caem muito bem em decorações mais modernas e despojadas.

3. Respeite as dimensões do cômodo

4-dicas-para-fazer-uma-decoracao-com-vasos-espetacular.jpegNão há como negar que aqueles vasos enormes colocados sobre o chão criam uma atmosfera espetacular no living ou no hall de entrada da casa, principalmente quando comportam um belo arranjo de plantas naturais.

Contudo, se a sua sala for pequena ou integrada a outro ambiente, será preciso ter cuidado para que o vaso decorativo não roube a cena, carregando o design ou até mesmo atrapalhando a circulação.

Nesses casos, pense cuidadosamente sobre o espaço que você tem disponível. Dê uma olhada completa no local e estabeleça o tamanho máximo que o vaso poderá ter de modo a não comprometer o design. Fazendo esse exercício, com certeza você encontrará a solução ideal de acordo com as dimensões do cômodo.

Se ainda assim você estiver receoso quanto ao tamanho da peça, uma boa dica é priorizar as cores neutras e texturas discretas, pois esse é mais um truque que favorece as sensações de amplitude e leveza no seu décor. Se você não abre mão de um toque de cor, prefira os vasinhos menores, colocando-os sobre mesas de centro ou de canto.

Na cozinha, os vasos pequenos e médios também são a melhor escolha para preencher os nichos das prateleiras ou aquele cantinho vazio da bancada. Uma ideia que já virou tendência é fazer uma pequena hortinha com temperos e ervas aromáticas plantadas em vasinhos multicoloridos. Que tal investir nisso?

A decoração com vasos se estende também para os banheiros! Como esses são cômodos geralmente menores, a peça deverá ser compatível com o tamanho do espaço. Além do teor decorativo, os vasos podem assumir a função de guarda-objetos — como pentes e escovas de cabelo — ou a clássica função de abrigar plantinhas, desde que as espécies escolhidas sejam apropriadas à umidade e à luminosidade do cômodo.

4. Aposte em vasos alternativos

4-dicas-para-fazer-uma-decoracao-com-vasos-espetacular.jpeg

Já que os vasos são opções certeiras para incrementar o décor com personalidade e estilo, por que não escolher peças alternativas? As garrafas de vidro, por exemplo, também já se tornaram verdadeiras tendências para abrigar flores delicadas e decorar os cantos mais inóspitos da casa!

Elas podem ser utilizadas em sua forma bruta ou personalizadas com pinturas e tecidos. Além disso, existem várias coisas que, em vez de jogar fora, você pode reaproveitar para criar vasos decorativos originais e econômicos — como latas de alumínio e potes de conservas.

Baldes e regadores também vêm conquistando espaço quando a ideia é reforçar o clima da decoração natural. Quem resiste ao charme de um regador ou um mini-balde servindo como vaso decorativo? Ninguém!

No entanto, atenção: independentemente da temática escolhida ou da funcionalidade do vaso, o importante é certificar-se da qualidade da peça. Isso garantirá a durabilidade do item e a valorização do design. Afinal, não dá para comprar vasos sem procedência e depois reclamar das rachaduras ou dos desgastes na pintura, não é?

4-dicas-para-fazer-uma-decoracao-com-vasos-espetacular.jpegPor isso, na hora de fazer a sua decoração com vasos, coloque a qualidade em primeiro lugar! Dicas anotadas, agora é só recorrer a lojas confiáveis que comercializam artigos de casa e décor para compor um ambiente único e apaixonante!

Gostou da ideia e quer espalhar a inspiração? Então, aproveite e compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais!