Ceramica-ou-Porcelanato-Saiba-Qual-e-a-Melhor-Opcao-1667312985

Cerâmica ou Porcelanato? Saiba Qual é a Melhor Opção!

por | 11/11/2022

As Diferenças Entre Cerâmica e Porcelanato

O mercado da construção está constantemente em movimento e sempre surgem mais novidades quando o assunto é materiais de acabamento. Por isso, é muito comum que surjam dificuldades e dúvidas na hora de escolher, por exemplo, qual revestimento utilizar para finalizar o chão ou as paredes.

Mas, nós, da Cristiano Casa & Construção, loja de material de construção, te explicaremos mais sobre os pisos de cerâmica e os de porcelanato, para sanar suas dúvidas e facilitar na hora de tomar a decisão de como finalizar sua reforma ou obra!

A grande diferença entre o porcelanato e o piso cerâmico é o processo de fabricação e os componentes de cada um deles. O piso cerâmico é fabricado utilizando o processo de via seca, em sua formulação de massa entra apenas um tipo de argila que durante o processo de fabricação é acrescido da cobertura de esmaltes e decoração, que é o que vemos quando o produto está assentado.

O porcelanato é produzido com o método de via úmida, sua massa é composta por uma mistura de argilas nobres e minerais. As coberturas e decorações possuem geralmente as mesmas propriedades e formas de aplicação.

Além de tudo isso, uma importante diferença entre os dois é a absorção de água. Enquanto o porcelanato absorve até 0,5% de água, o piso cerâmico absorve mais de 10%.

Por mais que os materiais utilizados na composição de cada um desses pisos sejam os mesmos, o fato de estarem em proporções diferentes e passarem por processos diferentes já lhes garante funcionalidades e durabilidades distintas, determinando para qual caso ou cômodo cada um é melhor.


Contudo, antes de falarmos sobre em qual situação optar pela cerâmica ou pelo porcelanato, iremos apontar mais algumas diferenças determinadas pelos diferentes processos de produção de ambos revestimentos de piso para que você entenda mais sobre o assunto.


Resistência

Embora ambos materiais sejam resistentes, também são resistências diferentes. O porcelanato se destaca pelo que chamamos de resistência mecânica, já a cerâmica possui resistência à abrasão, ou seja, enquanto o porcelanato aguenta grandes impactos, a cerâmica possui um desgaste que irá depender do PEI, isto é, do índice de resistência ao desgaste do esmalte do piso.


Economia

A cerâmica já é uma conhecida de longa data dos brasileiros, portanto, tem menos destaque no mercado, o que lhe confere um valor mais democrático.

Outro motivo para que seja mais acessível é o fato de utilizar recursos mais baratos para sua fabricação, se comparada ao porcelanato. Ademais, a instalação da cerâmica tende a ser mais acessível por exigir a utilização de uma argamassa mais simples e mão de obra menos qualificada que o porcelanato.


Acabamento

O acabamento do porcelanato é superior ao do piso cerâmico. Quanto mais tempo no forno, mais uniforme a peça e mais “lisa” a esmaltação. 



Reunimos, também, algumas características mais gerais sobre cada um desses dois revestimentos de piso para te ajudar a diferenciá-los. Assim, as principais características da cerâmica são:


  • Proteção dos elementos de vedação;

  • Isolamento térmico e acústico;

  • Existem cerâmicas retificadas com junta menos aparente;

  • Segurança ao fogo.


E, em relação ao porcelanato, suas principais características são:


  • Conforto térmico;

  • Baixa absorção de água.

  • Efeito de amplitude no ambiente (no caso de peças maiores);

  • Alta adaptação a diferentes ambientes



Afinal, Qual Devo Escolher Para Minha Obra?

Se você está se perguntando isso, a Cristiano Casa & Construção, loja de material de construção, pode te ajudar a tomar uma decisão.

Assim, além de avaliar apenas a beleza e o preço das peças, é importante considerar o ambiente no qual você as utilizará e avaliar as especificações que citamos acima, tanto da cerâmica quanto do porcelanato.

Fazendo um compilado, a cerâmica tem um custo reduzido e é indicada para ambientes secos internos e aqueles com áreas molhadas, como banheiros, cozinhas e áreas externas. Contudo, a depender da peça, os pisos de cerâmica podem ser mais difíceis de limpar e não podem ficar molhados por muito tempo, já que isso pode resultar em manchas.

Agora, o porcelanato, por possuir tanto a estabilidade térmica quanto a resistência mecânica maiores do que a cerâmica, é indicado para lugares que receberão um grande fluxo de pessoas, como shoppings ou lojas e, em projetos residenciais, pode ser utilizado em salas, quartos e corredores, e, inclusive, em áreas molhadas, permitindo uma padronização da decoração dos ambientes.

O piso porcelanato é bastante versátil. As peças, geralmente em grandes formatos, proporcionam beleza e sensação de amplitude aos ambientes, permitem um acabamento com aparência refinada e elegante, este revestimento apresenta benefícios, inclusive, por sua praticidade de manutenção e limpeza.

Sendo assim, é ideal para salas, quartos e varandas. Por todos esses motivos, conquistaram a total preferência de profissionais de arquitetura e clientes.

Contudo, existem porcelanatos e cerâmicas com muitos tipos de acabamentos, variedade que pode influenciar na escolha. Assim, nada melhor do que contar com profissionais especializados para te indicar as melhores opções de cerâmica e porcelanato!

Conte com a Cristiano Casa & Construção, sua Loja de Material de Construção

Na Cristiano Casa & Construção, você não só encontra os mais variados modelos de porcelanato e cerâmica, mas também conta com uma equipe capacitada para te apontar as melhores opções!

A loja de material de construção com o melhor custo-benefício da região é a Cristiano Casa & Construção. Acesse nosso site ou entre em contato através do WhatsApp!