como-escolher-a-tinta-ideal-para-cada-ambiente-belo-horizonte

Tintas | Dicas de Como Escolher a Tinta Ideal Para Cada Ambiente

por | 15/03/2022

Como Escolher a Tinta Ideal Para o Seu Ambiente

Quando a sua casa ou um certo ambiente começam a apresentar sinais de envelhecimento é indício de que já está na hora de mudar. Repaginar um ambiente não precisa ser trabalhoso, na hora de decorar, um dos fatores mais importantes é a cor que pintará as paredes do seu lar. Contudo, a escolha da tinta ideal vai muito além de apenas decidir por uma textura ou cor que te agrade.

Se você ainda não sabe, existe um tipo de tinta ideal para cada cômodo da casa que varia de acordo com a superfície na qual vai ser aplicada. No entanto, antes de sair mudando e pintando tudo, é importante saber qual é a cor ideal para cada cômodo e como combinar com o ambiente.

Para te ajudar a dar uma cara nova aos ambientes e não errar na hora de escolher, a equipe da Cristiano Casa & Construção trouxe algumas dicas essenciais para te ajudar a ter o acabamento perfeito. Confira!

Dicas Valiosas para Escolher a Tinta Ideal

O universo das tintas é amplo, além da infinidade de cores, também existe uma grande variedade de acabamentos e modelos. E muitas vezes, optar pelo tipo de tinta errado pode gerar gastos desnecessários com material.

Com algumas dicas simples, é possível entender as características e finalidades que cada tipo de tinta possui a fim de garantir ambientes lindos. Antes de escolher a cor ideal para um determinado cômodo, é necessário levar em conta os elementos que já compõem sua decoração.

Para isso, vamos esclarecer as dúvidas sobre o tipo ideal para cada ambiente da sua casa, para que você escolha o produto mais adequado para cada superfície e local.

Entrada da casa
Quando falamos em tinta ideal para cada ambiente da sua residência logo pensando no hall de entrada, pois é o primeiro espaço de sua casa que os visitantes terão contato. E exatamente por isso ele merece a sua atenção!

Nesse espaço, é importante escolher o tipo de tinta ideal que una bom rendimento e resistência à superfície. Opte pela tinta acrílica que possui três tipos de acabamentos, como fosco, semibrilho e acetinado, elas são indicadas tanto para ambientes internos como para os externos.

As tintas ideais para a entrada da casa possuem cores neutras, que transmitem tranquilidade e elegância ao ambiente, como por exemplo a cor violeta deixa o cômodo com um toque de de sofisticação, já a cor branca transmite calmaria, limpeza e é capaz de ampliar o espaço, por isso essa tonalidade é ideal para ambientes externos da casa.

Sala
A sala é um dos espaços mais utilizados da casa, por isso é preciso buscar referências para escolher a tinta ideal para repaginar este ambiente.

Esse cômodo exige que façamos a escolha de uma tinta ideal, que alia resistência e qualidade, além é claro de optar por cores mais aconchegantes e vibrantes, como por exemplo: o vermelho, é uma cor intensa que é calorosa e convidativa, e dá destaque ao espaço, a cor laranja queimado e quase todos os tons de ouro e marrom transmitem calor e energia, por fim o amarelo é uma cor vibrante e estimulante que deixa o ambiente mais aconchegante e confortável e por isso vai bem em cômodos como sala e escritórios, pois esses tons podem ser usados para criar um ambiente mais alegre, além de transmitir conforto aos visitantes.

Essas combinações são ótimas e compatíveis com o ambiente de sala de estar, por isso o ideal para este cômodo é investir na tinta acrílica, pois elas são altamente resistentes.

Cozinha
Quando buscamos por uma loja de construção, estamos em busca de tipos de tinta que sejam ideias para os mais diversos cômodos da casa. A cozinha é um dos espaços que exigem cuidado pois exige uma tinta que seja resistente e por cores que transmitam tranquilidade e elegância, como por exemplo, bege e laranja que desperta o apetite.A tinta epóxi é uma ótima escolha, pois são feitas especialmente para cobrir superfícies, como pisos e azulejos.

Quarto
Por fim, escolher a tinta ideal do quarto exige muita pesquisa e referência, pois é um dos espaços que mais exigem conforto e personalidade do morador. Como esse é um espaço muito utilizado, é fundamental investir em cores como azul, verde e branco, pois essas tonalidades são capazes de ampliar o espaço e estão associadas a uma sensação de positividade, além é claro de ter o poder de acalmar e relaxar. s de por isso opte por cores também pela tinta acrílica para dar acabamentos fosco ou acetinado.

Conheça os Principais Tipos de Tintas Encontradas na Cristiano Casa & Construção

Tinta látex PVA
Como mencionado, existem vários tipos de tinta e a látex PVA possui secagem rápida e oferece um ótimo acabamento. Ela é altamente indicada para ambientes internos e áreas secas, pois possuem resistência aos raios solares e à umidade.

Tinta acrílica
A tinta acrílica é um dos tipos de tinta recomendado para paredes de alvenaria. Ela possui secagem rápida e confere alta impermeabilidade ao produto, tornando-o mais resistente e por isso é indicado para ambientes externos e áreas molhadas, como por exemplo a cozinha e o banheiro. Esses tipos de tinta podem ser encontrados em três formas de acabamentos: fosco, acetinado e semibrilho.

Tinta esmalte
A tinta esmalte é uma excelente opção para pintar superfícies de madeira ou ferro, por isso elas são muito utilizadas em portas, rodapés, mobiliários e corrimões. Essa tinta possui um acabamento brilhante, acetinado e fosco, e oferece uma ótima resistência às ações da chuva e do sol.

Tinta epóxi
A tinta ideal é versátil, e por isso a tinta epóxi pode ser encontrada tanto em versões solúveis em água quanto em solventes. Ela é muito resistente, e é perfeita para ser aplicada em áreas molhadas como piscinas e caixas d’água. Esse tipo de tinta possui um acabamento brilhante e é excelente para ser utilizada em banheiros, boxes, cozinhas e lavanderias.

Tinta super lavável
A super lavável possui um acabamento fosco e é altamente resistente às limpezas, sendo perfeito para ambientes internos e externos.

Verniz
O verniz trata-se de uma tinta que serve como uma camada protetora. Ela é indicada para móveis, portas e superfícies de madeira tornando-a muito mais resistente e durável.

Você gostou do conteúdo? Se restou alguma dúvida sobre como escolher a tinta ideal para sua casa, entre em contato conosco e sane suas dúvidas.

Acesse o nosso site ou compareça na Cristiano Casa & Construção e confira as opções de tintas que temos para você!