Checklist completo para a sua Obra

por | 01/11/2021

Checklist completo para a sua Obra

Trabalhar com um checklist completo para a sua obra em BH, com a ajuda de uma loja de material de construção BH, pode facilitar o seu andamento, garantir que cada etapa seja feita dentro de um prazo específico e evitar gastos desnecessários.

Definitivamente, fazer uma obra em BH não é uma tarefa simples e, quando não há uma estratégia ou planejamento que facilite a execução das etapas, é natural perder o controle e sofrer com as intercorrências no caminho, como os erros, atrasos e falta de segurança. 

Por isso, o checklist tornou-se um aliado no processo de obra em BH, sobretudo pelo fato de que é iniciado muito antes da primeira etapa da construção ou reforma. Assim, a organização otimiza o tempo e os custos.

Confira, abaixo, o checklist para desenvolver a sua obra com organização, segurança e eficiência. 

Aproveite, ainda, e consulte a C&C, a nossa loja de material de construção BH. 

Por que adotar um Checklist completo para a sua Obra?

O início de uma obra costuma ser cheio de expectativas, ansiedade e emoção, principalmente, quando ela concretiza um sonho, como a construção ou a reforma de uma casa própria.

No entanto, esses projetos costumam demandar tempo, investimento e paciência, assim, é essencial contar com ferramentas e profissionais que facilitem o processo e ajudem a evitar imprevistos.

Além disso, também é preciso realizar longas pesquisas em uma loja de material de construção BH para reduzir os gastos desnecessários e definir os melhores materiais para a sua obra.

O checklist, por exemplo, pode ser visto como um processo, técnica ou ferramenta que torna a gestão da obra mais eficiente, além de sustentável e lucrativa. Atualmente, inclusive, existem técnicas que favorecem o desenvolvimento do seu checklist, como é o caso do 5W2H, que serve como apoio para programar as etapas da obra em BH devido à facilidade em compreender e executar as etapas.

Esse método, o 5W2H, é formado pelo 5W, que remete às palavras what (o quê?), who (quem?), where (onde?), when (quando?) e why (por quê?), e pelo 2H, que são o How (como?) e o How Much (quanto custa?).

Para desenvolver um checklist eficiente, você pode se basear nessas perguntas e, de acordo com suas respostas, consegue desenvolver estratégias e etapas que visam ao sucesso da sua obra.

Criando um Checklist completo para a sua Obra

Para o checklist ser eficiente, é importante que você o separe em etapas. Por exemplo, nós, da C&C, loja de material de construção BH, acreditamos que o ideal é trabalhar com 9 etapas, que seriam: 

  • Aspectos gerais; 
  • Metodologias e processos executivos;
  • Logística e canteiro; 
  • Segurança; 
  • Sustentabilidade; 
  • Qualidade; 
  • Planejamento e controle; 
  • Equipe e parceiros;
  • Orçamento.

Cada uma dessas etapas envolve perguntas específicas que precisam ser respondidas para que você consiga pensar na sua obra e na escolha do material de construção Belo Horizonte de forma geral. 

A partir dessas respostas, você tem uma percepção mais eficiente sobre a sua construção ou reforma e passa a entender o que deve procurar na loja de material de construção BH, sem desperdiçar tempo e dinheiro. 

  1. Aspectos gerais

Nesta etapa, é preciso definir o que será construído e o local em que a obra em BH será feita. É importante responder a questões como “Onde será a obra?”, “Quais as características da região?”,  “Quais são os diferenciais da obra ou produto?” e “Quais as características do terreno?”.

Também pode ser interessante cogitar o uso de material de construção Belo Horizonte, identificando quais são os mais eficientes para executar a sua obra. Assim, pode ser produtivo iniciar uma pesquisa de mercado em uma loja de material de construção BH.

A partir daí, você consegue ter uma perspectiva melhor sobre os seus gastos. 

  1. Metodologias e processos executivos

Esta é uma das etapas mais importantes, pois define como a obra será executada. 

É importante que sejam estudadas as metodologias para a obra, os ciclos dessa produção e comparar os processos. O ideal é definir o método a ser usado com base no preço tanto dos profissionais que serão contratados quanto da loja de material de construção BH. 

Faça uma pesquisa ampla em nossa loja de material de construção BH e com os demais fornecedores da sua obra para identificar preços, prazos, qualidade e experiência.

  1. Logística e canteiro

Agora é o momento de organizar os processos do canteiro de obras, isto é, organizar a obra como um todo para que ela seja executada da forma que deseja, evitando-se imprevistos.

Com planejamento e cuidado, pode-se evitar prejuízos. Outro detalhe é a definição das restrições de circulação e de acesso ao local. Mantenha esses detalhes bem definidos. 

  1. Segurança da obra e material de construção Belo Horizonte

Além de todas as definições de execução, também é fundamental ter um plano de segurança do trabalho, para evitar imprevistos que coloquem a saúde dos trabalhadores em risco. Por isso, defina o responsável pela segurança e os equipamentos usados para evitar acidentes.

Vale ressaltar, ainda, que em nossa loja de material de construção BH, é possível encontrar alguns equipamentos de segurança essenciais para os trabalhadores executarem suas funções. 

Consulte a equipe em nossa loja de material de construção BH para saber mais detalhes. 

  1. Sustentabilidade

As obras atuais não se preocupam apenas em executar os processos de forma organizada e eficiente, mas, principalmente, prezam pela sustentabilidade. Portanto, essa etapa é para garantir a redução dos impactos ao meio ambiente, tanto na gestão de resíduos, como nos termos, certificações e selos necessários.

Atente-se, também, aos materiais que serão usados. Observe as opções sustentáveis disponíveis em nossa loja de material de construção BH e desenvolva uma obra que respeite o meio ambiente.

  1. Qualidade

Esta etapa viabiliza a criação de um sistema de gestão de qualidade. No caso, é essencial que o seu checklist conte com esse momento para mapear processos, ferramentas e planilhas de apoio, entre outras ações que garantem a qualidade da obra. 

  1. Planejamento e controle da obra e material de construção Belo Horizonte

Esta etapa de desenvolvimento do checklist se dá quando os processos começam a ser viabilizados. Assim, você precisará definir os prazos e fazer análises de planejamento, bem como avaliar outros detalhes que ajudem a compreender as obrigações da equipe. 

No planejamento, também vale identificar uma loja de material de construção BH que servirá como apoio à sua obra, pois, caso ocorra algum imprevisto com materiais, você terá ajuda imediata.. 

  1. Equipe e parceiros

É importante que o seu checklist contenha informações relacionadas à sua equipe. Selecione as tarefas de cada profissional, as responsabilidades e outros dados para manter a produção em ordem. O mesmo deve acontecer com os parceiros e fornecedores.

  1. Orçamento em uma loja de material de construção BH

Por fim, mas não menos importante, é a definição do orçamento da obra e do material de construção Belo Horizonte. É claro que, em uma obra, podem acontecer imprevistos que exigem um gasto maior, porém, com organização, é possível prever gastos extras. 

Portanto, faça estudos que ajudem a centralizar um orçamento eficiente de material de construção Belo Horizonte. 

Aliás, a equipe da nossa loja de material de construção BH está disposta a te ajudar nessa questão!

Conte com a ajuda da C&C na escolha do material de construção Belo Horizonte

Agora que você tem um checklist completo para a sua obra, é hora de começar a colocá-la em prática. Nós, da C&C, podemos te ajudar com a escolha dos materiais usados em todos os processos. 

A nossa loja de material de construção BH conta com diversas opções para você produzir a sua obra com qualidade e segurança, bem como economizar em todos os processos. 

Venha visitar a C&C, loja de material de construção BH, e disponha da nossa ajuda para fazer a definição do material de construção Belo Horizonte e conduzir outros detalhes importantes da sua obra.