Quais os melhores pisos para área externa?

por | 01/09/2021

Como escolher pisos para área externa?

Na hora de escolher os revestimentos para sua obra, é essencial buscar materiais de construção que sejam compatíveis com o ambiente. No caso dos pisos, a escolha precisa ser muito bem pensada, uma vez que se devem considerar fatores como a quantidade de pessoas que transitam no ambiente, contato com água, mudanças de temperatura, entre outros.

Em especial, os pisos para área externa são materiais de construção que necessitam cautela. Isso porque eles precisam ser seguros, bem resistentes e, ao mesmo tempo, devem combinar estéticamente com o local, considerando-se, inclusive, os vários modelos, cores, tamanhos e texturas.

Dessa forma, é imprescindível avaliar se a área ficará sempre exposta a sol e a chuvas, se receberá muitas pessoas, se existem crianças ou idosos na casa. Se o ambiente for perto de piscinas, por exemplo, os pisos para área externa devem ser antiderrapantes e impermeáveis para promover a segurança de todos.

Em suma, existem inúmeras opções de materiais de construção projetados para cada necessidade específica, tal como áreas cobertas ou descobertas, área de serviço, garagem, jardins, cozinhas externas, rampas ou calçadas, entre outros. Por isso, é preciso um planejamento prévio do seu projeto para acertar na escolha!

Opções de pisos para área externa

Nós, da Cristiano C&C, separamos os principais tipos de pisos adequados para áreas externas para você entender melhor as vantagens de cada um, a fim de ajudá-lo na escolha dos materiais de construção da sua casa. Confira:

Piso de cerâmica

Os pisos para área externa de cerâmica são os mais comuns. Eles têm vários modelos diferentes, sendo capazes de decorar o ambiente com personalidade.

Mas é essencial buscar uma cerâmica de qualidade, que seja muito resistente e não quebre com facilidade. Esses pisos em boa impermeabilidade e as opções antiderrapantes são as mais indicadas.

Porcelanato

O porcelanato é um dos melhores pisos para área externa porque apresenta alta qualidade e resistência, principalmente, à água e até à gordura. É uma ótima opção para revestir uma cozinha externa, por exemplo.

Ele tem várias opções de cores, modelos e texturas, o que garante que os projetos sejam únicos e personalizados. Existem, inclusive, pisos para área externa de porcelanato que imitam outros materiais, como mármore, madeira, tijolos e cimento queimado. As texturas também são inúmeras, com destaque para as ásperas e antiderrapantes, ideais para o exterior.

Piso vinílico

Os pisos vinílicos para área externa são bastante utilizados. Eles são produzidos a partir de uma combinação de PVC, minerais e aditivos, o que confere alta durabilidade e resistência.

Apesar disso, não é recomendado que seja instalado em locais totalmente descobertos, onde há muita incidência de sol e de chuvas diretamente.

Piso granilhado

O piso granilhado é um dos materiais de construção mais indicados para áreas externas. Ele confere um aspecto áspero que, mesmo molhado, não o deixa escorregadio.

O porcelanato pode receber acabamento granilhado, um revestimento à base de granito moído que deixa o material com aqueles pontilhados ásperos e rústicos.

Piso de concreto

É uma opção que confere alta durabilidade e resistência. Ele é bem versátil e apresenta vários modelos e acabamentos.

O piso de concreto estampado, por exemplo, permite pinturas e texturas que lembram madeira, pedra, tijolo e cerâmica. 

Piso de pedras naturais

Os pisos para área externa naturais são bem requisitados por vantagens como a resistência, proteção contra intempéries climáticas e ótimos acabamentos antiderrapantes. Entretanto, a desvantagem é o preço, que pode ser muito alto, além da pouca sustentabilidade.

Piso de madeira

Os pisos para área externa de madeira são materiais de construção bastante elegantes e requintados, principalmente em decks.

Entretanto, é preciso um cuidado extra com esses materiais de construção para garantir sua durabilidade, como manutenções constantes e impermeabilização da superfície. Essa escolha também pode sair um pouco mais cara que as demais.

Dessa forma, as opções de pisos que imitam a madeira, como o porcelanato, por exemplo, são ótimas alternativas para quem gosta desse estilo.

Encontre os melhores materiais de construção na loja de pisos em BH

Pode parecer um desafio escolher os pisos para área externa ideais ao seu projeto, não é mesmo? Mas é só seguir nossas dicas que essa tarefa ficará muito mais simples.

Lembre-se: os materiais de construção precisam ser compatíveis com o ambiente. Considere fatores como o tráfego de pessoas, se sua área externa será ou não coberta, se haverá muita incidência de sol ou chuva. Tudo isso influencia na durabilidade do piso escolhido.

Outro cuidado muito importante é com relação à manutenção. Uma vez instalados, os pisos para área externa, independentemente do tipo, precisam ser muito bem limpos para que fiquem funcionais e bonitos por muitos anos.

E, claro, escolher materiais de construção de qualidade faz toda a diferença. Por isso, na Cristiano C&C, loja de pisos em BH, você encontra os melhores pisos para área externa, a fim de deixar sua residência impecável.