Fazer uma reforma sem obra? É possível! Entenda como!

por | 06/08/2019

Desordem, entulho no chão e poeira que parece não ter fim! Para muita gente, fazer melhoria na casa é um pesadelo, por mais simples que seja o serviço. Assim, a melhor maneira de evitar o transtorno é tentar fazer reforma sem obra.

Pode parecer difícil à primeira vista, mas é perfeitamente possível. Com um pouco de criatividade e disposição, dá para repaginar o décor com pequenos reparos que não fazem bagunça e nem pesam no bolso. Planejando direitinho, você consegue manter o seu lar funcionando normalmente durante todo o serviço.

Quer saber como? Neste post, daremos algumas dicas práticas para fazer reforma de um jeito rápido, sem quebra-quebra e sem gastar muito. Acompanhe!

Dicas para fazer reforma sem obra

Aposte nos papéis de parede

Estilosos, práticos e econômicos: se você sempre teve um pé atrás com os papéis de parede, já está passando da hora de dar uma chance para eles. São muito fáceis de aplicar e estão disponíveis em diversos modelos de cores, estampas e texturas. Assim não vai ser difícil encontrar algum que tenha tudo a ver com o décor da sua casa.

Quanto ao material, os mais comuns são os papéis de parede vinílicos e vinilizados. O papel vinílico tem vida útil um pouco maior, pois apresenta uma camada extra de vinil que favorece a durabilidade do acabamento. Já o papel vinilizado tem textura lisa, mas também fica muitos anos intacto na sua parede, desde que bem cuidado.

A aplicação de papel de parede é prática e não gera entulho, mas é preciso preparar a superfície antes de instalá-lo. As paredes devem estar totalmente lisas, limpas e uniformes. Se houver irregularidades ou fissuras, basta corrigi-las com gesso ou massa corrida para garantir um acabamento perfeito.

Mude a cor dos móveis

Os móveis costumam ser os maiores destaques de um ambiente. Por isso, o simples ato de renovar a pintura de alguma peça já dá cara nova para o décor da casa. Se a intenção é trazer mais vida para o cômodo, escolha uma cor vibrante e aplique-a sobre algum móvel específico, como um criado-mudo ou mesa de canto.

Adesivos coloridos ou tecidos estampados também conseguem repaginar a superfície dos móveis de forma estilosa e criativa. Outra boa estratégia é trocar os acessórios, como os pés da poltrona, os puxadores das gavetas ou o espelho da penteadeira em estilo retrô. Esses pequenos detalhes fazem uma enorme diferença na composição.

Para a mobília de madeira, a tinta esmalte é a mais indicada. Tintas látex e acrílica também podem ser usadas, porém a esmaltada é mais duradoura e fácil de aplicar. Você pode comprá-la em lata (aplicando com rolo e pincel) ou spray, que é ainda mais prático se a ideia é apostar no “faça você mesmo”.

Troque as luminárias

Combinando luminárias e lâmpadas de forma correta você dá aquele up na decoração da casa sem se preocupar com bagunça de obra. Basta trocar as peças e pronto! Além disso, um projeto de iluminação bem feito valoriza muito os ambientes, trazendo amplitude, sofisticação e leveza para qualquer cômodo da casa, tanto nos interiores quanto na área externa.

A regrinha básica para não errar na escolha das peças é sempre respeitar a arquitetura dos cômodos e a funcionalidade das luminárias. Por exemplo: locais com pé direito simples não combinam com lustres grandes demais ou luminárias muito compridas, como os modelos de chão. Nesse caso, prefira peças mais discretas. Pequenos spots no hall de entrada ou pendentes sobre a bancada da cozinha são sempre ótimas escolhas.

Quanto à cor das lâmpadas, dê preferência às mais amareladas (quentes), pois favorecem a sensação de aconchego. As brancas (frias) devem ser utilizadas somente em cômodos de atividade intensa na casa, que demandam foco e concentração, como na ilha da cozinha ou no espaço do home office.

Instale piso vinílico

Ok. Instalar piso não é assim tão simples, principalmente se a intenção é fazer uma reforma sem obra. Mas tem hora que é inevitável trocá-lo, seja pelo desgaste do tempo de uso, seja porque a estética já não agrada mais. Nesses casos, os pisos vinílicos e laminados são ótimas opções, pois, além de bonitos, práticos e resistentes, podem ser aplicados sobre o assoalho antigo.

A sobreposição é feita de um jeito simples, rápido e sem sujeira. A preparação do piso antigo e a aplicação do novo pode ser feita de um dia para o outro. É ou não é uma maravilha? Apenas lembre-se de contar com produtos de qualidade e mão de obra especializada para fazer o assentamento correto.

Renove detalhes da decoração

Esta, sim, é a dica mais simples para fazer reforma sem obra: trocar as peças de decoração da casa, além de ser muito prazeroso, é capaz de transformar os ambientes de uma hora para outra. Vasos decorativos, obras de arte, arranjos de flores. Todos esses elementos são curingas na hora de decorar a casa com sofisticação e requinte. Eles ficam perfeitos nos ambientes sociais, como living e sala de jantar.

Nos quartos, a dica é substituir a roupa de cama por peças novas, que dialoguem com os demais tecidos do cômodo, como cortinas, tapetes e almofadas. No caso de cama box, a tendência é instalar uma cabeceira confortável, como as estofadas, ou customizar sua própria cabeceira, com ripas de madeira, por exemplo.

Que tal colocar ladrilho hidráulico sobre a bancada do banheiro? É um jeito supercharmoso de reformar esse cômodo da casa sem quebra-quebra. A cozinha também pode seguir essa tendência. Aproveite e substitua aqueles utensílios e eletrodomésticos muito velhos por peças novas, funcionais e com design mais bonito.

Dicas para agilizar a reforma

Sem dúvida, a pior coisa da reforma é ver o entra e sai de pedreiros em casa e nada de o cômodo ficar pronto, não é mesmo? Infelizmente, conforme for o tamanho da obra, pode dar um pouquinho de trabalho sim. Mas é possível diminuir a bagunça e agilizar o serviço com dicas simples:

  • faça um cronograma das atividades;
  • especifique horários para a obra;
  • reforme um cômodo de cada vez;
  • defina um local para o lixo;
  • retire os entulhos após cada dia de trabalho;
  • cubra frestas e vãos para não entrar poeira;
  • proteja os móveis com lona ou jornais velhos.

Fazer uma reforma sem obra pode ser muito mais fácil do que você imagina. Decidindo tudo que será feito e planejando bem as tarefas dá para repaginar o visual da casa em pouco tempo, sem fazer sujeira e sem pesar no bolso. Lembre-se de sempre contar com profissionais caprichosos e materiais de qualidade para garantir um resultado impecável.

Gostou das dicas? Entre em contato conosco e faça um orçamento de tudo o que você vai precisar para deixar o seu lar novinho em folha!