Parede de tijolos na decoração: 5 possibilidades incríveis!

por | 12/03/2019

Uma parede de tijolos bem feita rouba a cena em qualquer estilo de décor, valorizando os ambientes com muito bom gosto e doses extras de estilo. Fáceis de combinar e cheios de possibilidades decorativas, os tijolinhos apresentam apenas uma ressalva: os cuidados de manutenção.

No entanto, se o acabamento for feito por um profissional especializado, não vai ser difícil manter a parede sempre bonita e bem conservada. Neste post, além dos cuidados de limpeza e manutenção, trazemos cinco maneiras incríveis de ter uma parede de tijolos em casa. Continue a leitura e confira as dicas!

1. Parede de tijolos clássica

Loft de Arte angelano elaborado por Kai Cross Design

Loft de Arte angelano elaborado por Kai Cross Design

O jeito mais convencional de ter uma parede de tijolinhos é deixando a alvenaria aparente, com a cor e a textura característica dos tijolos sendo os protagonistas da decoração. Os elementos coadjuvantes podem ser os móveis de madeira, para uma proposta mais clássica, ou o mobiliário branco, para propostas mais arrojadas.

O branco, em contraste com o alaranjado peculiar da parede, cria um contraste muito bonito. Mas, caso você esteja receoso de se “cansar” da combinação, vale a pena combinar a parede de tijolos com demais revestimentos neutros e mobiliário de madeira, por serem mais discretos e, ainda assim, muito sofisticados.

A combinação de tijolinhos e madeira, por exemplo, é perfeita para os amantes do décor rústico. É como se a parede criasse um cenário de fundo para a decoração campestre, refletindo aconchego e personalidade na composição — seja nas áreas sociais da casa, seja nas áreas íntimas.

Experimente pontuar alguns elementos coloridos, como quadros, tapetes e arranjos para um resultado ainda mais vibrante.

2. Parede que simula tijolos

Parede de tijolos na decoração, por Robert Dame Designs

Área Gourmet vencedora do prêmio “Melhor Cozinha Americana de 2009”, criada por Robert Dame Designs

Sem dúvida, a parede de alvenaria é a escolha número um para fazer a decoração com tijolos aparentes. Por outro lado, como é um acabamento criterioso, muita gente prefere fazer uma parede de tijolinhos “fake” para não ter que lidar com a sujeira ou o quebra-quebra da obra.

Se essa for a sua intenção, os revestimentos mais indicados são as cerâmicas que imitam tijolos e até mesmo os criativos papéis de parede, capazes de renovar o décor de um jeito prático e econômico.

Outra ideia é fazer uma textura na superfície simulando os tijolinhos, com auxílio de massa corrida e areia fina. Nesse caso, é preciso contar com um profissional experiente no ramo, já que esse tipo de textura é uma verdadeira arte.

Tijolos na decoração da sala criada por VP Interiors

Sala criada por VP Interiors

3. Parede de tijolos em áreas internas

Living, sala de jantar, dormitório e até no banheiro. A parede de tijolos é tão versátil que pode ser utilizada sem medo em qualquer ambiente interno da residência.

O que muda de um cômodo a outro é a funcionalidade que você quer para o décor. Por exemplo: em cômodos integrados, como living e sala de jantar, dá para utilizar uma meia-parede de tijolos como divisória de ambientes ou painel de TV. Fica um charme!

Outra ideia é fazer a parede como fundo da mesa de jantar, compondo um cenário muito mais aconchegante e convidativo para a hora das refeições em família. No quarto, a parede de tijolinhos pode abrigar quadros, murais, luminárias e demais elementos que reflitam a personalidade do dono de forma criativa e estilosa, como uma autêntica gallery wall.

Já para os banheiros e lavabos, a tendência é combinar a parede de tijolos com revestimentos neutros e louças sanitárias brancas. Assim, dá para favorecer simultaneamente o contraste e a leveza do cômodo, sem o risco de a parede deixar o ambiente escurecido. Espelhos e luminárias posicionadas em locais estratégicos também eliminam por completo esse risco.

4. Paredes de tijolos em áreas externas

Parede de tijolos na decoração: possibilidades incríveis!

Área externa em tijolos aparentes, pelos arquitetos Des Ewing

Sabe aquele espaço gourmet de tirar o fôlego? Pois é! Dá para ter uma dessas na área externa da casa fazendo uma parede de tijolinhos como extensão da área de churrasco. Se o modelo da churrasqueira também for de tijolos, a composição ganhará em amplitude, fazendo da parede uma extensão da área de trabalho.

Aproveite o espaço para instalar mais balcões e coloque assentos no entorno, criando um cantinho extra de convivência na sua cozinha gourmet. A parede poderá servir ainda para instalação de prateleiras ou suporte de utensílios, deixando tudo sempre à mão na hora de preparar as refeições.

Para os mais moderninhos, a combinação ideal é parede de tijolos e acabamentos metálicos, fazendo uma brincadeira entre o rústico e o contemporâneo. Portas de correr em vidro transparente ou mesmo tijolo de vidro também garantem esse efeito.

Complementando a composição, use e abuse dos arranjos de plantas para deixar sua área externa ainda mais próxima da natureza.

5. Parede de tijolos decorada

Quem é fã dos estilos mais arrojados de décor, certamente já se pegou pensando em fazer uma parede de tijolos colorida ou texturizada.

A técnica da textura, como vimos, é um pouco mais criteriosa e demanda mão de obra especializada para um resultado perfeito. Já para uma parede colorida, a melhor dica é optar por diferentes modelos de tijolos, mesclando as tonalidades de cada um deles para brincar entre as nuances de terracota e café.

Outra sugestão mais ousada é fazer uma parede de tijolos totalmente branca, compondo uma decoração minimalista e, ao mesmo tempo, cheia de estilo. Nesse caso, a tinta utilizada é látex 100% acrílico, que garante o melhor acabamento.

O resultado é incrível, possibilitando tanto o minimalismo quanto um décor mais alegre, caso você combine a parede com móveis coloridos ou mesmo objetos de design arrojado.

Manutenção de uma parede de tijolos

Que uma parede de tijolos aparente é bonita e estilosa, não resta dúvida. Mas, como mantê-la assim 100% do tempo sem correr o risco de espalhar aquele terrível pó laranja por toda a casa? É simples!

Basta impermeabilizar a parede com material específico, fazendo a manutenção periodicamente.

No mercado especializado há uma série de produtos que podem ser utilizados para essa finalidade, como resinas, vernizes e silicones. Assim, você evita problemas de umidade que podem ocasionar mofo e até infiltrações na parede, além de ficar livre do tal pozinho laranja.

Fazer a limpeza correta também ajuda a manter o acabamento sempre vistoso. Um truque é dissolver um pouco de cloro ou vinagre branco na água e passar por toda a extensão da parede de tijolos, que devem ser enxaguados logo em seguida. Caso eles sequem sem enxágue, ficarão com aspecto esbranquiçado, o que não é legal.

Portanto, recomenda-se que a limpeza seja feita sempre em dias mais quentes para evitar que o acabamento fique úmido. Se você notar que algum tijolo está descascando, é sinal de que está hora de reaplicar o produto impermeabilizante. Se necessário, conte com profissionais especializados para realizar a manutenção.

Agora sim sua parede de tijolos está devidamente pronta e bem cuidada para roubar a cena na decoração da casa, aliando beleza, requinte e muita personalidade para o seu décor.

Gostou do post? Então, siga nossa página no Facebook e confira outros posts sobre o assunto!