Ventilação do banheiro: como deixar o ambiente mais arejado?

por | 01/02/2019

É normal que as áreas úmidas da casa, como os banheiros, demandem cuidados extras de manutenção e limpeza, pois estão mais suscetíveis à proliferação de mofo e bolor. Cuidar da ventilação do banheiro é uma das maneiras de evitar esses problemas, já que, com o arejamento constante, os fungos não conseguem se desenvolver no ambiente.

Isso sem falar que um banheiro bem ventilado também é um banheiro livre de maus odores e muito mais fresquinho. Então, se você não sabe como fazer a ventilação correta do cômodo, não deixe de ler este post. Reunimos dicas preciosas para driblar a umidade e manter o ambiente sempre confortável. Vamos lá!

Dicas para arejar melhor o cômodo

Invista em basculantes amplos

Não adianta nada escolher o basculante mais bonito da loja se ele não for funcional o bastante para favorecer a ventilação do banheiro. Na hora da escolha, dê preferência aos modelos com abertura ampla e acabamento em vidro transparente, o que vai ajudar também a melhorar a iluminação.

Caso o seu projeto de banheiro não permita a instalação do basculante, você também pode usar a ventilação zenital como alternativa. Essa técnica nada mais é do que instalar uma abertura na parte superior do cômodo, como uma clarabóia recoberta por camadas de vidro, que vai favorecer a entrada de ar e de luz no ambiente.

Faça uma ventilação cruzada

A ventilação cruzada é um truque muito mais simples do que a ventilação zenital, visto que consiste apenas em direcionar vãos de ar contrário entre os cômodos da residência, de modo que o ar entre por uma fresta e saia imediatamente pela abertura oposta. Isso vai formar uma corrente de ar que ajuda a refrescar os cômodos.

No caso do banheiro, basta manter o basculante e a porta constantemente abertos. Se esses itens não estiverem em direções opostas, dá para conseguir um bom resultado fazendo a ventilação cruzada no cômodo que leva até ao banheiro, mantendo abertas duas janelas contrárias ou uma porta e uma janela também opostas.

Instale um exaustor no cômodo

É claro que o exaustor não tem o mesmo poder de arejamento de uma janela ampla, pois seu funcionamento é um pouco mais lento. Mesmo assim, ele auxilia na ventilação do banheiro porque consegue retirar a umidade que fica “estacionada” no ambiente, fazendo a troca espontânea do ar com os demais cômodos com janela.

Inclusive, mesmo quem já tem um banheiro bem ventilado, costuma investir nos exaustores para acelerar a secagem do cômodo nos banhos mais longos e evitar a formação de mofo nas paredes. O ideal é deixá-lo ligado por uma duração maior do que o tempo de permanência no ambiente. Assim, o resultado será mais efetivo.

Se você tiver receio quanto ao barulho do equipamento, um ótimo truque para não se incomodar com os ruídos é instalar o exaustor em um interruptor independente da luz do banheiro. Assim, dá para acionar ambos ao mesmo tempo sem se preocupar com barulhos indesejáveis.

Aposte nos cobogós

O cobogó é o nome popular do elemento vazado de concreto, que nada mais é do que uma peça moldada com aberturas estratégicas para favorecer a circulação do ar e a iluminação dos cômodos. Para além dessa funcionalidade, os cobogós também são ótimas alternativas para valorizar a decoração do banheiro, podendo ser encontrados não somente em concreto, mas também em vidro, cerâmica e até madeira tratada.

Sendo assim, não vai ser difícil encontrar um modelo que combine com o seu estilo de décor. Você pode, por exemplo, investir em uma meia parede de cobogós suspensos para favorecer a ventilação ideal do banheiro sem comprometer a privacidade da área. Que tal?

Utilize plantas na decoração

Como sabemos, folhagens e flores têm o poder de purificar o ar nos cômodos internos da casa. Isso acontece graças ao processo da fotossíntese, em que as espécies absorvem o calor natural para seu próprio desenvolvimento, ao mesmo tempo em que liberam ar fresquinho para o ambiente.

Além de ajudarem na ventilação do banheiro, elas contribuem ainda para dar aquele toque extra de leveza e naturalidade ao cômodo, deixando tudo mais aconchegante. A única ressalva é quanto à espécie escolhida, que deve ser compatível com as condições do ambiente em questão.

Bromélias, bambus e espadas-de-São-Jorge são exemplos clássicos de plantas que se adaptam bem aos banheiros. Junto das espécies, experimente posicionar também difusores aromáticos com essências naturais, como limão ou eucalipto. O frescor é garantido!

Dicas para driblar a umidade

Prefira móveis em compensado naval

Sabemos que os armários de banheiro em MDF são os campeões de escolha. Porém, se o banheiro for muito úmido, eles podem ter a vida útil comprometida. Isso porque, após um longo período absorvendo a umidade do cômodo, o MDF acaba retendo essa água e estufando, o que não aconteceria se fosse escolhido um material mais resistente, como o compensado naval ou o MDF ultra.

Compre um desembaçador de espelho

Aqui está um item que traz aquele conforto extra para a hora do banho: o desembaçador de espelhos. No mercado especializado, há várias marcas de adesivos desembaçadores ou mesmo aquecedores elétricos, que são instalados na parte de trás do espelho para conter o embaçamento do vidro causado pela umidade e calor do chuveiro.

Considerando-se que em banheiros pouco ventilados o espelho demora demais a desembaçar, vale a pena o investimento. Assim, sempre que alguém sair do banho, o espelho continuará prontinho para uso, seja para escovar os dentes, seja para pentear o cabelo.

Tenha um secador de toalhas

Ok, esse item até pode ser considerado supérfluo. Mas, sem dúvida, ter um secador elétrico ao lado do box é um jeito muito prático e funcional de deixar a toalha sempre quentinha, sobretudo no inverno. O equipamento é indicado também para os banheiros com pouca ventilação, de modo que você poderá deixar as toalhas no cômodo sem se preocupar com a secagem do tecido.

Viu só? Com alguns cuidados, dá para caprichar na ventilação do banheiro sem abrir mão da estética ou da privacidade do cômodo, além de deixar esse cantinho muito mais aconchegante e confortável.

Se você gostou das dicas, entre em contato conosco e encontre as melhores soluções para o seu projeto!