Quer saber como instalar prateleiras? Confira nosso passo a passo!

por | 13/11/2018

Econômicas, funcionais e muito versáteis, as prateleiras são ótimas alternativas para organizar as coisas em casa sem sobrecarregar o décor. Elas podem ser utilizadas em qualquer cômodo do lar, porém precisam estar bem posicionadas para compor um ambiente harmonioso. É aí que bate aquela dúvida: como instalar prateleiras de forma correta e garantir esse equilíbrio visual?

Não é preciso muito trabalho. Se você tiver o mínimo de habilidade com a furadeira, certamente conseguirá instalar as prateleiras no melhor estilo “faça você mesmo”! Então fique de olho neste post para saber quais são as ferramentas necessárias e o passo a passo da instalação.

Ferramentas necessárias

Além de comprometer a estética e a harmonia do cômodo, uma prateleira mal instalada pode causar diversos acidentes domésticos, como jogar todas as suas coisas abaixo quando você empilhá-las ou, em caso mais grave, despencar sobre a sua própria cabeça.

Para não correr esse risco, é fundamental seguir o manual de instalação do item e utilizar as ferramentas corretas para o serviço. Você vai precisar basicamente de:

  • dois suportes para cada prateleira (em formato de “L” ou triangulares, conforme o modelo do móvel);

  • fita métrica ou trena para medir a altura;

  • nível de bolha (ferramenta para nivelamento);

  • furadeira;

  • broca, buchas e parafusos;

  • chave de fenda;

  • lápis para fazer a marcação na parede;

  • fita crepe para conter a poeira;

  • jornais velhos para forrar o chão.

Passo a passo de como instalar prateleiras

Com a caixa de ferramentas em mãos, vamos agora aos detalhes de cada etapa do serviço.

Meça a altura da prateleira

Nada pode ser mais destoante em um cômodo do que prateleiras em altura incompatível com os olhos ou mal niveladas. Apesar de ser um cuidado óbvio, esse é um erro muito comum quando instalamos prateleiras com pressa, por exemplo. Então, se você não tiver alguns minutinhos extras para realizar a tarefa com calma, é melhor deixar para depois.

O serviço não é demorado, mas requer alguns cuidados básicos, como medir com a fita métrica ou trena a distância do chão ao local onde deseja pendurar a prateleira. Não há uma medida exata para isso, até porque depende da função que você quer para o item: a altura de uma prateleira para TV é diferente da altura de uma prateleira para elementos decorativos, certo?

Mas, via de regra, os designers de interiores recomendam uma altura padrão variando entre 1.65 e 1.75 m, que seria algo em torno do nível dos olhos. Caso a intenção seja instalar mais de uma prateleira em uma mesma parede, certifique-se também de que haverá espaço suficiente para todas elas sem “pecar pelo excesso”.

Faça o nivelamento e a marcação

Utilize o nível de bolha para fazer o nivelamento da superfície onde a prateleira será instalada. Basta pegar a prateleira e encostá-la na parede, posicionando o nível de bolha em cima da peça até verificar que a bolha está dentro do nível — se a bolha se deslocar para a direita ou para a esquerda, isso significa que a prateleira está desnivelada.

Mantenha a prateleira devidamente nivelada sobre a parede limpa e pegue os suportes para fazer a marcação. Nessa hora, conte com um ajudante para não perder o nivelamento. Com um lápis, marque uma linha sob a prateleira e os pontos onde fará os furos do suporte. Fique atento à distância entre um suporte e outro para que eles fiquem proporcionais e possam equilibrar a prateleira com segurança.

Fure a parede no local demarcado

Primeiramente, escolha a broca ideal conforme a espessura dos parafusos que você vai utilizar para prender os suportes. Antes de ligar a furadeira, vale a pena forrar o chão com os jornais velhos e colar a fita crepe sobre os locais da parede que serão furados, pois isso evita espalhar poeira pelo cômodo.

Mantenha a furadeira em um ângulo de 90 graus com a superfície, e, então, faça os furos. Em seguida, retire a fita crepe e insira as buchas na parede, com cuidado para não alargar os furos. Coloque novamente os suportes no devido lugar, conferindo se estão alinhados com a linha da prateleira e com os buracos de entrada dos parafusos.

Parafuse o suporte na parede

Tudo pronto com a superfície, é hora de parafusar os suportes. Coloque os parafusos em cada um dos buracos feitos, sempre verificando se o suporte se mantém bem alinhado. Se tudo estiver ok, aí é só apertá-los com a chave de fenda até o fim. Uma boa dica é puxar os parafusos para garantir que as buchas se expandiram na superfície, impedindo assim que eles saiam da parede e causem acidentes domésticos.

Feito isso, encaixe a prateleira delicadamente sobre o suporte e pronto! Está formado o cantinho perfeito para você expor suas peças de décor favoritas, enfeitar com aquele arranjo maravilhoso ou simplesmente organizar os objetos do dia a dia. Que tal?

Cuidados extras

Faremos apenas uma ressalva quanto aos itens que você deseja colocar sobre a prateleira: tenha muita atenção com o peso de cada objeto. É obrigatório se certificar sobre a carga máxima suportada pela prateleira para não colocar tudo a perder em poucos minutos.  Afinal, sobrecarregar o suporte com excesso de peso pode derrubar a prateleira imediatamente após a instalação.

Além do risco de acidente doméstico, isso vai estragar a parede e demandar custos extras com reparos. Portanto, esteja atento ao manual da peça onde constam as informações sobre o peso máximo suportado. Certifique-se também de que no local de instalação não passam tubulações de gás, fiação elétrica ou canos de água, evitando assim o transtorno de furá-los acidentalmente.

Agora que você já aprendeu como instalar prateleiras com segurança, temos ainda uma última dica quanto ao design da peça: se você é adepto da decoração minimalista, prateleiras brancas e retilíneas são a escolha certeira. Mas, se a intenção é ousar no décor, experimente investir em uma prateleira assimétrica ou em cores vibrantes. Certamente elas roubarão a cena!

Gostou do post? Então, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e divulgue esse passo a passo certeiro!