Cozinha do futuro: 6 acessórios que facilitam a sua vida!

por | 15/10/2018

Para muita gente, a cozinha é o melhor lugar da casa, pois é onde a família se reúne para contar como foi o dia. Com a tendência das cozinhas gourmet, esse cômodo ganhou ainda mais destaque, transformando-se em um verdadeiro oásis da boa convivência. Nesse contexto, surge também a cozinha do futuro, aliando máxima funcionalidade à proposta desse ambiente tão querido da residência.

Geladeiras inteligentes, panelas informativas, utensílios automáticos… Esses e tantos outros itens estão chegando aos poucos nos nossos lares e, pelo visto, vieram para ficar. Afinal, eles facilitam o nosso dia a dia, trazendo mais praticidade e agilidade no preparo das refeições.

Se você se interessa pelo assunto, comece pela leitura deste post! Aqui, listamos seis acessórios high tech para otimizar sua rotina na cozinha sem abrir mão da estética do cômodo. Acompanhe o post e surpreenda-se!

Em um futuro breve

Antes de adentrarmos no universo dos utensílios high tech já encontrados no mercado, vamos apresentar alguns conceitos que ainda estão em desenvolvimento e prometem ganhar as cozinhas em um futuro breve. As geladeiras, por exemplo, disponíveis em versões cada vez mais inteligentes, em breve terão também sensores capazes de apontar se os alimentos estão estragando ou próximos do prazo de validade.

Outra proposta futurista tem a ver com os fogões, que, no futuro, apresentarão câmeras dentro do forno para melhor monitoramento ao preparar as receitas. Já pensou acompanhar aquele pernil assando no forno, mesmo estando fora de casa, pela tela do seu celular? É praticidade pura, não é mesmo?

Utensílios já disponíveis na cozinha do futuro

Enquanto as propostas mais ousadas ainda estão sendo desenvolvidas, um grande passo já foi dado em relação a vários eletrodomésticos que facilitam o seu dia a dia na cozinha. E o melhor: sem pesar no acabamento do cômodo e sem comprometer a estética do décor.

Ou seja, além do alto grau de tecnologia envolvido, os aparelhos se mantêm belos e com um design superversátil para compor qualquer estilo de decoração de cozinhas. Em seguida, listamos seis utensílios que vão te surpreender. Confira!

1. Geladeiras inteligentes

Hoje em dia, já são comuns os modelos de geladeira com dispenser automático de água e gelo, além de painéis digitais de monitoramento da temperatura. Algumas versões ainda mais inteligentes contam também com dispensadores de café e até mesmo daquela cerveja geladinha. Maravilha, não?

E as vantagens tecnológicas não param por aí. Os modelos mais modernos, com conexão wi-fi e tela touch screen, já chamam a atenção de muitos consumidores futuristas. Sem falar nas versões mais luxuosas do item, que, além do belo design, apresentam tecnologia de reconhecimento que nos permite encontrar um alimento sem precisar daquele abre-fecha da geladeira, mantendo constante a temperatura interna e poupando energia.

2. Cooktops ultra modernos

Substituir o fogão convencional pelo moderno cooktop já não é mais novidade. Afinal, não dá para negar que os cooktops são muito mais práticos para o uso diário, principalmente se considerarmos a facilidade de limpeza. Isso sem falar no design minimalista da peça, que ajuda a garantir aquela atmosfera mais clean, típica das cozinhas contemporâneas.

Quando falamos em cozinha do futuro, o cooktop não poderia ficar de fora. As propostas mais tecnológicas são os modelos que incluem queimadores funcionando por convecção, isto é, que acendem por debaixo do vidro enquanto os alimentos são preparados sobre a bancada. O controle poderá ser feito por touch screen, seja pelo celular, seja por meio de painéis específicos.

3. Panelas futuristas

As panelas talvez tenham sido os primeiros utensílios a incorporar conceitos mais futuristas, a começar pelas já famosas panelas do tipo air fryer e derivados.

Mas, para muito além das fritadeiras elétricas, você já pensou em ter uma frigideira automatizada que te informa a temperatura ideal para fritar o alimento e o número de vezes que ele precisa ser virado ou mexido? Pois é! Esse equipamento é um verdadeiro must have da cozinha do futuro e já se encontra disponível no mercado especializado.

E, já que estamos falando das panelas high tech, não podemos deixar de falar de outra grande aliada das bancadas de cozinha: a tábua de corte. As versões mais modernas do mercado se conectam a tablets para permitir a medição de calorias dos alimentos, assim como o percentual de gordura, carboidrato, proteína e demais nutrientes. Que tal?

4. Máquinas de chá

Se as máquinas de café já ganharam lugar cativo no balcão das cozinhas, podemos dizer que as máquinas de chá vêm seguindo o mesmo caminho. Pode até ser que você ache mais charmoso o velho jeitinho manual de fazer chá repousando as ervas no caneco.

Mas, sem dúvida, com um equipamento específico para isso você poupa seu tempo e garante um chá muito mais saboroso, já que o preparo é automatizado e aproveita ao máximo os ingredientes.

5. Louças espelhadas

Sabe quando a gente quebra por descuido alguma peça daquele jogo de chá maravilhoso? Então! As louças espelhadas surgiram justamente para pôr um ponto final nesse dilema da xícara sem par. Assim, se por ventura alguma peça do conjunto se quebrar, basta substituí-la por outra, que refletirá a estampa exata do pires.

Eis outra grande vantagem por trás da proposta das louças espelhadas: especialistas sugerem que a simples presença do espelho inibiria os exageros nas refeições, pois o volume aparente de comida no prato aguçaria a consciência do “comilão”. Faz sentido, concorda?

6. Lixeiras automáticas

Nada mais funcional e higiênico do que abrir a lixeira sem precisar encostar as mãos nela, não é mesmo? É por isso que as lixeiras automáticas também já conquistaram seu espaço nas cozinhas modernas.

Elas funcionam por meio de sensores que acionam os mecanismos de abertura conforme a proximidade do objeto, com tempo de sobra para o despejo dos resíduos e sem o contato com a superfície.

A economia de água é outra vantagem que há por trás do mecanismo eletrônico das lixeiras, visto que, dessa forma, não haverá a necessidade de lavar a mão por tantas vezes durante o preparo das refeições.

Disponíveis em diversos modelos no mercado, as lixeiras automáticas são perfeitas não somente para a cozinha, mas também para qualquer ambiente que demanda praticidade e agilidade, como escritórios ou home-offices.

Viu só? Compor uma cozinha do futuro pode ser muito mais fácil do que você imagina. É claro que algumas dessas automações residenciais ainda estão em fase de desenvolvimento e talvez demorem um pouco a chegar aos mercados.

Por outro lado, vários utensílios já estão disponíveis para facilitar o seu dia a dia e agilizar o preparo das refeições. Assim, você poderá curtir ao máximo o que há de melhor nesse cômodo da casa: o bem-estar e a convivência com sua família e amigos, brindando aquela receitinha especial!

Se você gostou do post, acompanhe nossa página no Facebook para ver mais conteúdos como este.