Saiba agora como lavar cobertores e se prepare para o inverno

por | 28/05/2018

Todo ano é a mesma coisa: muda a estação e a gente começa a revirar o guarda-roupas! Com o inverno chegando, é hora de tirar não apenas os casacos e as botas do armário, mas, principalmente, os cobertores. Afinal, eles são indispensáveis para encararmos as noites mais frias e dormirmos tranquilos, desde que estejam devidamente limpos. E você sabe como lavar cobertor de forma correta?

Engana-se quem pensa que é só jogar na máquina e pronto. Ok, a máquina de lavar facilita muito o processo. Porém, é preciso estar atento a alguns cuidados básicos para garantir uma boa lavagem sem desgastar a peça. E são justamente esses cuidados que você confere neste post. Fique ligado e prepare-se para o inverno!

Frequência ideal da lavagem

Cobertores e edredons precisam ser lavados com uma frequência média de seis meses. Mesmo que não estejam com a aparência de sujos, o ato de deixá-los guardados por muito tempo pode acabar gerando mau cheiro na peça — principalmente se você não tiver lavado o cobertor antes de guardá-lo.

Isso porque o suor da nossa pele se adere ao tecido. Portanto, se você guardá-lo assim após o uso, estará criando um ambiente muito favorável para a proliferação de bactérias. E aí o resultado não poderia ser outro: manchas e odores na peça quando for retirá-la do armário para usar novamente.

Então, via de regra, sempre lave os cobertores antes de guardá-los a cada troca de estação. Para preservar a lavagem, embale as peças em pacotes apropriados. Plásticos fechados não são recomendados, pois o ar que fica preso nesse material também favorece a proliferação de bactérias.

O melhor a fazer é armazenar os cobertores em sacos “respiráveis”, ou seja, que permitem a circulação do ar, como as embalagens de TNT. Assim, além de barrar os microrganismos, você deixa o quarto organizado e ainda prolonga o cheirinho do amaciante. Que tal?

Dicas de como lavar cobertor

Agora vamos à parte prática: as sete dicas básicas para lavar cobertor de forma eficiente e sem correr o risco de estragar o tecido.

Passe o aspirador de pó

Sim! O truque do aspirador de pó é um grande aliado da lavagem de cobertores e edredons. O equipamento vai otimizar o processo, pois retirará toda a poeira da peça. Poeira essa que, em muitos casos, a máquina não consegue remover com tanta eficiência.

Portanto, antes de colocar o cobertor na máquina de lavar, capriche na aspiração. Sacudir bem as peças também é uma maneira simples e eficaz de retirar resíduos de poeira ou fios de cabelo que ficaram grudados nas roupas de cama.

Separe o cobertor conforme o tecido

Geralmente, a máquina de lavar convencional não suporta mais de um cobertor ou edredom por lavagem. Mas, se o eletrodoméstico suportar, aqui vai a dica de ouro: separe as peças conforme o tecido. Algodão com algodão, sintético com sintético, e por aí vai…

Dessa forma, você garante que o atrito entre as peças durante a lavagem não vai estragá-las. E você já sabe, mas não custa lembrar: assim como os tecidos, as cores também devem ser compatíveis entre si para evitar manchas ao longo do processo.

Leia as instruções da etiqueta

Jamais subestime a etiqueta do cobertor. Ela não está ali por acaso! As instruções contidas nas etiquetas são de suma importância para você saber como lavar as peças de forma correta. Pode ir à máquina? Posso utilizar água quente? Precisa ser lavado a seco? Deve secar à sombra?

Todas essas perguntas estão respondidas nas instruções de lavagem contidas na etiqueta. Leia com atenção e, se for preciso, anote-as. Isso porque, depois de algumas lavagens, pode ser que os informes da etiqueta se apaguem.

Acomode bem a peça na máquina

Lembra-se do que dissemos sobre jogar o cobertor na máquina e pronto? Pois é, reforçamos que esse não é o procedimento adequado. Em primeiro lugar, é preciso certificar-se de que o tambor da sua máquina comporta o tamanho do cobertor ou edredom. Em caso negativo, o mais recomendado é recorrer a um serviço de lavanderia.

Não tente sobrecarregar a máquina, pois, se ela for muito pequena para o seu cobertor, o equipamento não vai operar de forma correta. Além disso, é grande a chance de o tecido se desgastar devido ao atrito com o cesto de lavagem. Verificada a compatibilidade, distribua o cobertor uniformemente dentro do tambor e recorra a produtos de qualidade para lavá-lo.

Dê preferência ao sabão líquido

Além de escolher um produto de qualidade, o ideal é dar preferência ao sabão em versão líquida, pois ele facilita o enxágue das peças. Assim, não será necessário recorrer à opção de enxágue extra da máquina, por exemplo. O planeta agradece! E, se possível, escolha um dia quente para lavar os cobertores e comece cedo.

Esse é o melhor jeito de garantir que as peças sequem por completo e mais rapidamente. E não se assuste se, mesmo com o tempo ensolarado, o cobertor demorar dois ou três dias para a secagem completa, pois isso vai depender do tipo de tecido e de sua espessura. Mas uma coisa é certa: é muito melhor esperar que a peça seque totalmente do que arriscar guardá-la úmida. Isso nem pensar!

Utilize amaciante

Ok, nem toda roupa necessita de amaciante. Mas, no caso dos cobertores ou edredons, não se esqueça desse produto mágico! Afinal, nada como tirar o cobertor do armário naquela noite mais fria e se deleitar com o cheirinho de amaciante que sai da peça, não é mesmo?

Mesmo que ele esteja guardado por um tempo considerável, vale o que dissemos no início do post: se você lavou o cobertor corretamente antes de guardá-lo, com certeza a lavagem e o cheirinho de amaciante estarão preservados.

Deixe secar à sombra

Sim, o ideal é lavar o cobertor em dias ensolarados. Mas isso não significa que você deve deixá-lo secar diretamente ao sol. Pelo contrário: o mais recomendado é que as peças sequem à sombra, pois isso evita o estrago que os raios solares podem causar nos tecidos.

Mesmo estando à sombra, o tempo ensolarado vai agilizar a secagem e barrar a proliferação de bactérias comum nos períodos de umidade. Outra dica para evitar esse problema é colocar os cobertores para secar em locais ventilados, ou seja, onde o ar possa circular.

Utilizando essas dicas práticas sobre como lavar cobertor, você com certeza estará pronto para encarar o inverno. Mas atenção: não se esqueça de que, quando a temporada acabar, é preciso lavar a peça antes de guardá-la!

Batendo nessa tecla, você terá seus cobertores e edredons sempre limpinhos e cheirosos a cada estação. Aproveite esse clima de descanso e confira nosso post sobre que tipo de cama escolher: box ou comum!