Descubra qual o tipo de box de banheiro ideal para você!

por | 24/04/2018

Foi-se o tempo em que os banheiros eram os cômodos mais subestimados na reforma ou construção. Atualmente, com as tendências inspiradoras do mercado da arquitetura e décor, esse canto da casa vem ganhando cada vez mais atenção — a começar pelo tipo de box de banheiro que mais combina com o estilo do ambiente.

Um box bem escolhido precisa se adequar ao tamanho do espaço, dialogar com a decoração do cômodo, combinar com as louças sanitárias e, claro, desempenhar com maestria sua função principal: praticidade e conforto para a hora do banho.

Você sabe o que é preciso considerar para cumprir esses quesitos? Acertar no tipo e na estrutura do box já é meio caminho andado. Quer saber mais? Então acompanhe este post e descubra qual tipo é ideal para você!

Boa leitura!

Tipo de box de banheiro

A primeira coisa que você precisa saber é que o único vidro indicado para boxes é o temperado, pois essa opção é a mais resistente e funcional. Os vidros temperados, inclusive, ocupam a categoria de vidros de segurança, pois seu processo térmico de fabricação os torna até 10 vezes mais resistente do que o vidro comum.

Isso significa que, em caso de acidentes, o material não se quebrará em pedaços pontiagudos nem se espalhará pelo local — o que evita ferimentos graves. Além disso, por dispensarem o uso de esquadrias, eles conferem um acabamento mais clean ao ambiente — sem falar na facilidade de limpeza!

Isso tem tudo a ver com a atmosfera que se espera de um banheiro: leve e harmoniosa.  Abaixo, você confere os tipos mais comuns de box de vidro temperado:

Incolor

Um verdadeiro curinga. Independentemente do tamanho ou do estilo do seu banheiro, os boxes incolores certamente harmonizarão com o lugar. Esse tipo de box, inclusive, é o mais recomendado para banheiros pequenos, já que eles favorecem a passagem de luz e, por isso, contribuem para a sensação de amplitude.

Ainda em relação às dimensões do espaço, sabemos que os banheiros tendem a ser os menores cômodos da casa. No entanto, mesmo se o local for pequeno, vale apostar em outros truques para que ele pareça sensorialmente maior, como uma boa iluminação e o uso estratégico de espelhos.

Colorido

Os boxes de vidro colorido também estão entre as opções que mais agradam, principalmente nos tons esverdeados, azulados, bronzes e fumês. Eles criam uma atmosfera característica e vibrante, sobretudo quando combinados com as cores que predominam no restante da decoração.

Por outro lado, como são peças que chamam bastante atenção, essa escolha cai melhor em banheiros médios ou grandes. Assim, você evita um erro bastante comum no décor desse cômodo: carregar o design e causar cansaço visual.

Se o banheiro for pequeno e mesmo assim você não quiser abrir mão de um toque de cor, considere escolher revestimentos e box claros e explore um tom vibrante de forma mais sutil — como em um arranjo ou na moldura do espelho.

Jateado

O box jateado tem acabamento opaco, o que impede a visão da área interna do box e garante mais privacidade aos usuários. Por isso, essa opção é muito utilizada para compor banheiros compartilhados, como em vestiários de clubes e academias.

No entanto, isso não impede que você instale esse tipo de box em projetos residenciais. Pelo contrário: as diferentes texturas ou relevos responsáveis pela aparência opaca do vidro jateado podem criar efeitos interessantes para o seu design de interiores.

Espelhado

O box do tipo espelhado também sai na frente quando o assunto é privacidade. Esse acabamento impede a visão interna da área, mas permite que quem está no chuveiro veja o lado de fora.

Os boxes espelhados criam uma atmosfera ao mesmo tempo leve e sofisticada. Não poderia ser diferente, pois estamos falando de espelhos, que por si só são grandes trunfos em qualquer projeto de interiores.

Decorado

Os boxes decorados dividem opiniões. Para os adeptos de um design mais clean ou minimalista, esse tipo de box é dispensável. Já para quem gosta de personalizar a casa com aquele toque criativo e pessoal, o box decorado está com tudo! Há diversas opções de adesivos e películas específicas para decorar o vidro.

Os desenhos listrados, geométricos e florais são os mais utilizados. Para quem gosta de ousar, existem também as películas de tema praiano e até de personagens. O resultado é divertido e, ao mesmo tempo, possibilita uma maior privacidade na área interna dos boxes.

Estrutura do box

Falamos dos tipos de box de banheiro mais usuais e de como eles podem dialogar com a decoração do ambiente. Agora, vamos a outro quesito muito importante nessa escolha: a funcionalidade. Para garanti-la, é preciso estruturar o box conforme as dimensões e a arquitetura do cômodo. Veja as opções:

De canto

É a opção mais indicada para banheiros pequenos. A ideia é explorar aquele cantinho inicialmente vazio do ambiente, aproveitando ao máximo a circulação no espaço. A instalação é simples e costuma ser feita com duas portas de correr — nos modelos quadrados — ou com uma porta curva, nos modelos arredondados.

Do chão ao teto

Sinônimo de sofisticação, requinte e elegância, o box que se estende até o teto do banheiro já virou tendência nos projetos de interiores mais modernos e luxuosos.

Além de valorizar o design, esse tipo de instalação traz mais conforto para aqueles dias frios e ainda permite que você crie uma pequena sauna na área interna do box, a partir do calor gerado pela água quente.

Para banheira

Nesses casos, o box vem instalado com trilhos sobre a lateral da banheira, permitindo que a porta corra normalmente. Uma boa alternativa é instalá-lo diretamente no chão, contornando toda a área.

Essa é uma opção muito prática e viável. Afinal, quem tem banheira concorda: não dá para relaxar no banho sabendo que está molhando o banheiro inteiro, não é mesmo?!

Após conhecer esse leque de tipo de box de banheiro e suas estruturas, agora você está pronto para fazer uma escolha que atenda ao seu bolso e às suas necessidades. E o melhor: sem abrir mão da segurança, do conforto e da beleza desse canto tão especial da casa.

Se você gostou do post, aproveite e curta nossa página no Facebook para ter acesso a outros conteúdos inspiradores sobre reforma, construção e décor!