Tomadas e interruptores: pequenos detalhes que podem fazer a diferença

por | 13/03/2018

Tomadas e interruptores são itens essenciais para todos os cômodos, não é verdade? No mercado, você encontra as versões mais básicas — em geral, na cor branca, ou ainda em opções com tonalidades restritas. Então, como fazer esses terminais combinarem com a decoração?

A boa notícia é que, como ela envolve criatividade, é possível, sim, personalizar essas peças para que se harmonizem com as cores de paredes, móveis e acessórios do ambiente.

Quer saber como dar um toque pessoal em tomadas e interruptores? Siga a leitura e confira nossas dicas de customização!

Tomadas e interruptores

Para acender a luz, e conectar eletrônicos e eletrodomésticos, são necessários tomadas e interruptores em todos os ambientes. Na hora da instalação, saiba que existem regras que estabelecem a altura adequada desses itens, tais como:

  • tomadas — cerca de 30 cm do chão;

  • interruptores — de 90 cm a 1 m do chão, seguindo a linha da tomada, quando houver.

Customização

Dependendo do cômodo, é preciso que haja uma quantidade adequada desses terminais para a boa funcionalidade da casa. E, já que tomadas e interruptores vêm com uma placa de proteção chamada de espelho, que é fácil de ser retirada e novamente instalada, as dicas de customização são simples e práticas. Nos próximos tópicos, confira alguns truques para transformar tomadas e interruptores da sua casa!

Tecido estampado

Para usá-lo, é só usar a imaginação e escolher o tecido que se adeque à sua decoração. Você vai precisar de: tecido, estilete, lápis, pincel, espátula e cola especial (1 colher de sopa de cola comum, ½ colher de sopa de água e gotinhas de vinagre para evitar o mofo).

Passo a passo

  1. Pegue o espelho como molde e risque o tecido — na hora de recortar, reserve um espaço nas laterais para envolver a peça e deixar o acabamento impecável;

  2. nesse recorte, deixe pequenos cortes diagonais nas pontas para facilitar o arremate do tecido na parte de trás;

  3. aplique a cola especial com o pincel e coloque o tecido por cima. Passe uma espátula por cima do tecido para evitar bolhas;

  4. para melhor fixação, aplique a cola suavemente por cima do tecido;

  5. espere cerca de 2 horas para a cola secar e instale o espelho da tomada ou interruptor na parede.

Adesivo de parede

Você pode encontrar uma infinidade de desenhos, gravuras e estampas para paredes em forma de adesivo. E eles podem transformar qualquer ambiente!

Os interruptores e as tomadas podem participar dessa brincadeira, recebendo algum detalhe do adesivo, como a folha de uma árvore, por exemplo. Essa ideia cai muito bem em quartos de bebês e espaços mais lúdicos. Porém, usando a criatividade, dá para aplicar na casa inteira.

Aplicação

A aplicação é simples, da mesma forma como é feita no restante da parede. É sempre bom utilizar uma espátula para caprichar no acabamento, evitando as bolhas. No comércio, você encontra ainda adesivos próprios para tomadas e interruptores, com desenhos, cores e formatos variados.

Papel adesivo

Sabe aqueles adesivos usados para cobrir capas de cadernos? Pois é, eles também podem decorar as tomadas e os interruptores. Escolha sua cor ou estampa preferida, faça o recorte deixando sobras para envolver as laterais e aplique o papel adesivo com o auxílio de uma espátula.

Outra boa sugestão é recortar bolinhas ou outros formatos no papel adesivo, e aplicar no espelho da tomada.

Papel de parede

Você também pode mimetizar as tomadas e interruptores com papéis de parede: os espelhos desses terminais vão receber o acabamento da mesma forma que a parede.

Passo a passo

  1. Retire os espelhos dos terminais;

  2. recorte um pedaço com sobras para envolver a peça;

  3. passe a cola e aplique o papel de parede.

Mas, atenção! É preciso mais cuidado do que a aplicação de tecido comum ou de adesivo porque o papel de parede é mais grosso.

Viu como dá para transformar tomadas e interruptores? São várias as ideias para customizar esses itens que dão um toque especial na decoração. E não esqueça! Na hora de tirar e instalar os espelhos desses terminais, lembre-se de desligar a eletricidade da sua casa para evitar choques.

Gostou das nossas sugestões? Se tiver outra dica ou se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário!