Decoração do quarto infantil: tinta ou papel de parede?

por | 12/03/2018

Quando o assunto é a decoração do quarto infantil a responsabilidade é enorme. O espaço, além de acomodar o novo membro da família, fará parte de muitos momentos especiais e servirá de estímulo para a criativa imaginação dos pequenos.

No entanto, dúvidas são inevitáveis ao organizar o quarto, e uma delas é: “devo usar tinta ou papel de parede?”. Continue acompanhando o post e descubra a resposta!

Quais as vantagens da tinta?

Sendo a tinta uma das opções mais populares, seus benefícios não são poucos. Conheça-os:

A aplicação é rápida

Especialmente quando feita por um profissional, a pintura é um procedimento rápido. Quem tem experiência conhece truques para tornar o trabalho mais produtivo sem esquecer dos detalhes que fazem toda a diferença — como os acabamentos.

É durável

No geral, as tintas apresentam boa durabilidade, podendo apresentar ainda mais nos casos em que são laváveis. Se a tinta escolhida tiver essa característica, a remoção de sujeira pode ser feita com um pano úmido. Sabe aquela fase em que as crianças adoram escrever nas paredes? Não será sinônimo de problema com uma tinta assim!

As cores ajudam na composição dos ambientes

As cores têm muita influência no estado psicológico, sendo a tinta, portanto, uma ótima opção para criar um ambiente tranquilo, iluminado e relaxante. Trabalhar com diferentes tons, com uma parede destaque, enfim, o resultado é sempre um espaço que reflete a personalidade da família e transmite paz à criança.

Existem opções não tóxicas

Um dos principais problemas enfrentados por quem optava pela tinta há algum tempo era conciliar esse desejo com os cuidados com a saúde. Isso porque muitas pessoas têm alergia ao cheiro forte. E é diante dessa realidade que surge uma das principais vantagens: as tintas não tóxicas. Elas são feitas à base de água e não têm aquele cheiro forte tão característico.

Quais as vantagens do papel de parede?

Essa opção vem se mostrando uma tendência cheia de possibilidades. Afinal, são inúmeras opções de estampas e cores, características essas tão relevantes quando se trata de um quarto infantil.

A aplicação é simples

Um profissional conhece todas as técnicas e tem a experiência necessária para garantir uma aplicação livre de imprevistos e um acabamento perfeito. Além disso, a sujeira é mínima.

Dura e tem opções laváveis

Desde que instalado corretamente e em local sem umidade, o papel de parede dura por vários anos. E isso está diretamente ligado à manutenção, já que há opções que são laváveis. Há os vinílicos e os vinilizados. Enquanto o primeiro pode ser lavado com um pano úmido, o segundo não combina com esse tipo de limpeza.

Ajuda na criação de um quarto temático

Como o papel de parede está disponível no mercado com as mais diferentes estampas, isso pode facilitar na hora de compor um ambiente mais divertido ou temático. Isto é, com listras, desenhos, flores, carrinhos, etc.

É possível apostar nas duas opções para decoração do quarto infantil?

A ideia é desfrutar das vantagens de ambas, afinal, cada uma pode agregar um pouco à decoração. Enquanto uma parede recebe um papel de parede cheio de desenhos, por exemplo, as outras recebem uma pintura mais clean, a fim de equilibrar o ambiente.

Não existe uma opção melhor e outra pior. O segredo é o equilíbrio. Dá para utilizar as duas opções e proporcionar um ambiente criativo, relaxante e ao mesmo tempo com cara de criança para o seu filho viver inúmeros momentos.

O medo de ousar na decoração do quarto infantil é comum, afinal, oferecer a melhor opção possível aos jovenzinhos é o objetivo de qualquer adulto. Entretanto, como vimos aqui, o dilema papel de parede x tinta não precisa ser um obstáculo nesse processo, pelo contrário: as duas opções podem ajudar na composição do quarto dos sonhos para o seu pequeno.

Agora que você já conhece as vantagens da tinta e do papel de parede, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras famílias a conhecerem essa possibilidade e planejar o quarto do recém-chegado!