Energize seu ambiente AGORA descobrindo o que é Feng Shui

por | 25/01/2018

Olhe para o lugar que você está, agora, e pense: “seria possível este ambiente trabalhar para minha felicidade, abundância e harmonia?”. Se a proposta lhe parece um tanto fantástica… Você tem um minuto para ouvir a palavra de Feng-Shui?

O FengShui – traduzido literalmente do chinês tradicional como “ventoágua“, e certas vezes também referido por “geomância” – é uma disciplina com mais de 5.000 anos de existência que versa sobre a influência do espaço físico no fluxo de energia dos seres, na forma como as pessoas sentem, trabalham, vivem e relacionam-se umas com as outras. Um conhecimento milenar que promete guiar a construção e decoração de acordo com os elementos da vida.

Nesse post, vamos explicar alguns tópicos sobre o assunto: o que é Feng-Shui, quais seus princípios e objetivos. Também apresentaremos formas práticas e fáceis de aplicá-lo em sua casa para que você também possa se beneficiar dessa arte.

Já preparou sua energia para descobertas incríveis? Então, leia o texto abaixo!

O que é Feng Shui?

Trata-se de uma filosofia metafísica de origem chinesa, baseada em diferentes correntes de pensamento – como a cosmologia, o confucionismo e o taoísmo – e utilizada há vários milênios.

Antigo método de construção e aprimoramento de residências e negócios, o Feng Shui é embasado na relação entre os objetos, os materiais, as cores e as formas e seus reflexos no fluxo do Chi – a “energia natural” presente em qualquer coisa viva. Esses princípios permitem projetar um arranjo ideal para cada cenário do ambiente.

Essa tradição foi preservada por antigos mestres da China, que tinham o hábito de observar efeitos negativos e positivos do ambiente ao escolherem os lugares de suas moradias e plantações. As técnicas caminharam com o fluxo dos anos adaptando-se às diferentes culturas, absorvendo os diferentes tempos e criando escolas distintas dentro da própria filosofia. 

Quais os benefícios do Feng Shui?

Acredita-se que os métodos do Feng Shui têm capacidade de manipular as influências do ambiente sobre os seres que ali circulam.

Assim, quando o espaço sofre modificações – objetos são adicionados, retirados ou movidos, acessos são modificados, cores são substituídas, dentre outras transformações possíveis -, a correnteza de energia é refletida em 9 áreas majoritárias da vida. São elas: 

  1. Fartura – Abundância e bençãos na vida;
  2. Reputação – Como outras pessoas percebem você e as suas ideias;
  3. Relacionamentos – Amor, amizade e comunicatividade;
  4. Família – Vitalidade e bem-estar entre os entes queridos;t
  5. Saúde (centro) – Estabilidade e harmonia;
  6. Filhos & Criatividade – Boas ideias, ingenuidade e fertilidade;
  7. Sabedoria – Cuidado e crescimento pessoal;
  8. Carreira – Percurso da vida, sempre movendo adiante;
  9. Outréns – Ajuda e proteção advindas de outras pessoas.

Viver em um lar harmonioso, ter saúde, se relacionar de maneira positiva com as pessoas, obter prosperidade e boa-sorte são alguns dos benefícios prometidos.

“Certo. Estou achando tudo incrível. Mas como eu começo a energizar a minha casa ou escritório?”. Continue lendo o artigo para descobrir!

Como aplicar o Feng Shui no ambiente?

Na China antiga, as fazendas e os centros populacionais que mais prosperaram foram, via de regra, construídos seguindo os preceitos do Feng Shui. Protegidos por montanhas e recebendo o fluxo da natureza pela “porta frontal”, tais vilarejos frutificaram social e militarmente. Para reproduzir esse conceito em seu ambiente, o primeiro passo é conhecer o “baguá”, uma espécie de mapeamento dos centros energéticos. Observe a figura abaixo:

Energize seu ambiente AGORA descobrindo o que é Feng Shui

 

 

 

 

 

 

 

 

Isso é feito através da decoração do ambiente, ou seja, ao mudar a cor de alguma parede, ao colocar plantas naturais em determinados espaços ou reordenando a disposição da mobília nos cômodos. Essas atitudes melhoram a vibração do lugar e o resultado é uma maior comodidade aos moradores.

Cada cômodo da residência corresponde a áreas específicas da vida. Desse modo, daremos dicas de como aplicar a técnica em cada um dos ambientes.

Cozinha

A cozinha está ligada à prosperidade. É o local onde são preparados e ingeridos os alimentos que nos permitem ter energia para o trabalho. A maneira como ela está é o reflexo de sua saúde financeira. Sendo assim, mantenha o ambiente sempre organizado, limpo e bem iluminado. É importante que os armários estejam sempre arrumados. Por isso, não guarde potes ou utensílios quebrados ou trincados, desapegue dos itens que não utiliza mais e jamais guarde alimentos vencidos ou estragados.

Utensílios cortantes como facas e tesouras devem ser guardados e não devem ficar expostos. Deixe temperos, frutas, verduras e legumes à vista sempre que possível porque eles têm a capacidade de ativar a energia da fartura. Os elementos fogo e água devem estar separados: fogão, forno e micro-ondas não devem estar junto da pia, geladeira e máquina de lavar louças.

Banheiro

Para os adeptos do Feng Shui, o banheiro está ligado à purificação das energias. Desse modo, faça predominar o branco nesse cômodo, seja nas pastilhas de vidro, azulejos, louças, armários ou toalhas.

É importante manter sempre as portas dos banheiros e lavabos fechadas e a tampa do vaso sanitário abaixada. Esteja sempre em dia com a manutenção do sistema hidráulico, pois vazamentos desequilibram as energias da casa toda.

Sala de estar

Por ser o lugar onde recebemos amigos e familiares, é o ambiente responsável pelo equilíbrio da nossa vida social. Então, para trazer mais receptividade, mantenha sofás e poltronas virados para a porta e evite deixar esses móveis de costas para a entrada. Na decoração, mescle tons neutros com cores alegres. Ao fazer isso, sua vida social será tranquila e cheia de alegrias e momentos felizes.

Quarto de casal

O quarto do casal reflete e interfere no relacionamento. Portanto, deixe-o sempre limpo, iluminado e organizado. Não guarde objetos e itens que não sejam utilizados. Deixe espaço para circulação em ambos os lados da cama e utilize criados-mudos iguais.

A cabeceira da cama deve estar encostada em uma parede sem janelas, em posição que seja possível visualizar a entrada do quarto. Não deixe aparelhos eletrônicos, materiais de trabalho ou estudo próximos ao local de dormir.

Quarto infantil

Invista em madeira para a decoração do quarto das crianças, já que é o símbolo da vida e do crescimento. A madeira pode estar presente nos armários, cabeceira, cama ou painéis. Não coloque nada que remeta à solidão. Ao invés disso, aposte em fotos alegres da família e amigos em lugares bem visíveis para a criança.

Televisores e computadores devem ser mantidos a uma distância mínima de um metro e meio da cama, pois esses equipamentos emitem ondas eletromagnéticas que prejudicam a qualidade do sono.

Vale lembrar que as plantas são extremamente bem-vindas em qualquer lugar, pois trazem vida, alegria, beleza, frescor e renovação em qualquer cômodo onde são colocadas.

Enfim, agora que você já sabe exatamente o que é Feng Shui, pode perceber que é bastante simples e fácil aplicá-lo em seu lar. Basta lembrar qual cômodo corresponde a qual área da vida e fazer as mudanças. Todos os ambientes precisam estar limpos, organizados, bem iluminados, arejados e arrumados de forma que você se sinta muito bem.

E então, gostou do conteúdo deste post? Aproveite para ler o artigo sobre as melhores plantas para ambiente interno e coloque em prática todas as dicas para ter um lar harmonioso, aconchegante e lindo!