Aprenda como preservar madeira para resistir ao tempo

por | 26/12/2017

Alguns itens de mobiliário, além de úteis, costumam trazer uma enorme carga sentimental do proprietário, sendo repassados por diversas gerações da mesma família como herança ou presente. E se alguns cuidados forem respeitados, a durabilidade desses objetos também pode permanecer por gerações. Por isso, é muito importante aprender como preservar madeira para manter sua qualidade e uma vida de longo prazo.

Quer saber como? No post de hoje, confira algumas dicas imperdíveis selecionadas especialmente para a manutenção de móveis e objetos de madeira.

Cuide na hora da limpeza

Se possível, proteja os objetos de madeira de condições climáticas adversas para que não sofram deformações físicas. Com as intempéries, móveis desse material correm risco de perder sua cor original, danificar suas fibras, sofrer com o ressecamento, entre outros problemas. A madeira também pode inchar com água, o que contribui para a sua decomposição, bem como para a formação de fungos sobre sua superfície.

Portanto, realize uma limpeza diária com panos secos, aspiradores e vassouras, para evitar que o pó se acumule. A poeira não é a melhor amiga da saúde porque “se espalha” no ar, então evite o uso de espanadores. Mesmo um pano úmido pode danificar a madeira, logo, quanto menos umidade, melhor.

Mantenha a pintura bem-feita

O cuidado mais importante para preservar móveis de madeira é, sem dúvidas, manter a pintura sempre atualizada. A tinta forma uma camada resistente e à prova de água, contribuindo para evitar os efeitos da umidade e o surgimento de pragas nas peças.

Em geral, presume-se que a madeira tenha uma vida útil de cinco anos até que seja necessário repintá-la. Eventualmente, as camadas de tinta perdem sua capacidade de vedação ao longo do tempo, e uma pintura nova é, portanto, necessária para seu selamento.

Da mesma forma, uma manutenção regular nos parafusos, dobradiças e portas pode economizar novos reparos e manter a peça durante um longo período de tempo.

Utilize produtos específicos para madeira

Com base em sua experiência, você perceberá quais produtos funcionam melhor com seus objetos de madeira. Entretanto, aqui vão algumas dicas: nunca use produtos abrasivos, como sabão, esponja de aço ou outros itens que possam arranhar o mobiliário.

Os móveis de madeira devem ser polidos toda semana, assim ficarão protegidos e parecerão sempre novos. Mas cuidado com os produtos que utilizar: prefira marcas que não contenham silicone ou álcool. Você pode até fazer uma solução caseira com uma parte de limão e três partes de azeite.

Utilize cera neutra de carnaúba nas madeiras protegidas e polistein transparente (agente impregnante que permeia os poros da madeira) nos móveis que estão expostos. A aplicação, a cada seis meses, mostra-se excelente. Também é possível utilizar cera de silicone incolor e, até mesmo, o óleo de Peroba (com cuidado, pois podem manchar se usados excessivamente).

Aplique verniz

O verniz, o lazur e o stein são grandes aliados da madeira. De acordo com especialistas, esses produtos protegem contra os efeitos da umidade e do sol e ajudam no acabamento de peças em madeira.

Dos três, o verniz é o mais conhecido. Ele cria um tipo de filme que cobre a superfície do móvel, resultando em um acabamento suave que cobre as “imperfeições” naturais da madeira. O produto pode ser reforçado pelo uso de filtros solares que oferecem resistência à radiação do sol.

Os vernizes para madeira geralmente são menos resistentes quando expostas ao sol e à chuva. O sintoma do seu desgaste é muito claro: ele apenas começa a descascar. Com o menor sinal desse fenômeno, aplique uma nova camada da tinta.

Muita gente tem, pelo menos, um móvel de madeira em casa, mas poucos sabem que são precisos alguns cuidados especiais no momento da limpeza. Com nossas dicas sobre como preservar madeira, você não só garante uma longa vida para sua peça, mas também a protege de pragas e do desgaste natural.

Então, vai colocar em prática nossas sugestões? Aproveite para receber ainda mais informações assinando nossa newsletter!