Tudo o que você precisa saber sobre armário modulado!

por | 07/12/2017

O armário modulado é uma ótima opção para quem procura personalizar os ambientes de casa. É possível escolher a quantidade de módulos disponíveis, seus tamanhos, formatos, a disposição interna, o tipo das portas e até mesmo dos pegadores. A estrutura em módulos ainda permite que se criem infinitas possibilidades de combinações.

Entretanto, como os tamanhos dos módulos são preestabelecidos, há um risco de não se encaixem satisfatoriamente em qualquer ambiente. Por isso é importante escolher muito bem cada peça, para que cumpram exatamente o que você planejou para o cômodo.

Quer saber como escolher o armário modulado ideal para sua casa? Então confira nossas dicas sobre o que prestar atenção ao planejar seu ambiente e não erre na hora da compra.

Tire as medidas do ambiente

Fundamental para evitar erros de encaixe e de tamanho, você precisa, antes de tudo, tirar as medidas do cômodo. Meça o tamanho da parede em que planeja dispor o armário, assim como a distância das portas e janelas. Verifique onde se encontram tomadas e entradas da fiação de TV e telefone, por exemplo, e pense em como ficarão com os módulos.

Caso vá instalar os módulos na cozinha, não se esqueça de verificar o encaixe para a torneira e a localização dos encanamentos e pontos de gás — caso seja preciso furar a parede. Não se esqueça dos eletrodomésticos: verifique se os módulos possuem tamanho suficiente para suportar cada um desses itens eletrônicos. Caso opte por comprar eletros novos, certifique-se sobre as medidas dos produtos antes de escolher o armário.

Planeje de acordo com suas necessidades

A principal vantagem dos armários modulados é disponibilizar peças que atendam perfeitamente às suas necessidades. Assim, pense em tudo que você gostaria de colocar no armário e, com isso em mente, verifique quais módulos suportam os itens que você planeja guardar.

Você pode escolher gavetas fundas para guardar itens de cozinha, como panelas e eletrodomésticos, ou mesmo para comportar caixas de organização para banheiros e áreas de serviço. Para o quarto, escolha módulos com espaço suficiente para cabideiros e para dispor algumas roupas sem dobrá-las. A sala pede um lugar para expor alguns objetos decorativos e para acomodar a televisão.

As prateleiras de armários dos quartos podem acomodar, entre outras coisas, calças e cintos, bolsas e roupas de cama e banho. O tamanho das prateleiras no planejamento do guarda-roupas deve seguir a média de 30cm de altura. Já o espaço reservado para camisas e jaquetas deve ser de 1 metro, e para vestidos longos e casacos, entre 1,40m e 1,60m.

Para as gavetas, o tamanho ideal para peças como lingeries é de 45cm de largura por 15cm de altura. Já blusas e camisetas devem ser armazenados em gavetas de 45 x 20cm em geral.

Os módulos oferecem funcionalidade e praticidade para todos os ambientes — seja o quarto, a sala de estar, o banheiro ou a cozinha. Como são projetados para atender às necessidades de qualquer ambiente, o espaço que você ganha ao escolher as peças de acordo com o ambiente pode ser muito conveniente.

Escolha o material certo para os módulos

Tão importante quanto calcular o espaço disponível é escolher o material de que são feitos os módulos. Hoje em dia existe uma grande variedade de materiais e revestimentos, e você tem a liberdade de escolhê-los considerando a estética, a resistência ou mesmo o preço.

Os principais materiais são: MDF, MDP, folheados de madeira com acabamento fosco ou brilhante, fórmica e chapas de aço em aço inoxidável.

Para quartos e salas, a madeira é sempre uma boa opção, pois contribui com elegância e sofisticação. Já as placas de aço inoxidável, pela alta durabilidade, limpeza fácil e baixa manutenção, são mais recomendadas para aqueles que procuram móveis de cozinha modulares ou mesmo para banheiros.

Agora fique atento: dimensões, materiais e demais itens personalizáveis podem resultar em preços bem acima do valor de mercado. Portas de vidro, por exemplo, são muito mais caras do que MDF ou portas laminadas. Portanto, escolha com sabedoria.

A fim de ter uma avaliação gerenciável, tente orçar os armários equalizados com os mesmos materiais. Assim é possível saber qual possui a melhor relação custo-benefício.

Confira os detalhes

Preste atenção nas corrediças e dobradiças de portas e gavetas. Dê preferência à qualidade, pois são peças que sofrem muito atrito durante o uso e expõem-se ao risco de emperrarem ou mesmo caírem. Se a opção existir, escolha modelos que permitem regulagem e não deixam frestas. Acredite: pensar nesses detalhes já no início do projeto pode poupar muito estresse mais tarde.

Também preste atenção nos itens que você vai armazenar no móvel. O tamanho e a quantidade deles é que definem o número de armários que você precisa, além de guiar o formato ideal.

Não se esqueça ainda de selecionar as cores para o cômodo. Da base do mobiliário aos acessórios que complementam a decoração, as cores são uma das responsáveis por darem a identidade que você procura para cada ambiente.

Pense na estética

Armários modulares, além de funcionais, também dão um “up” na aparência do cômodo. Eles oferecem um ar moderno e harmonizam a decoração do ambiente por meio da padronização dos armários.

Móveis modulares também podem ser planejados para deixar os itens que guardam à mostra, e ficam ótimos em closets ou mesmo para exibir itens decorativos na sala.

Alguns móveis modulados também apresentam sapatas para regular sua posição em relação ao piso. Esse cuidado evita que o armário fique torto ou até mesmo caia.

Os armários são um dos maiores inimigos de ambientes pequenos, pois a abertura da porta ocupa espaço e geralmente são mobiliários largos, que preenchem uma grande parte do cômodo.

No caso dos modulados, sua principal vantagem é a possibilidade de personalizar o interior do armário e decidir o espaço disponível para cada uso, o número de gavetas e a quantidade de repartições necessárias, assim como a forma de abrir o móvel.

Portas de correr são mais práticas e ótimas para ambientes com pouco espaço, mas possuem corrediças que podem emperrar ou escapar, a depender da qualidade. Já as portas de abrir são mais elegantes e tradicionais, e combinam com ambientes sérios e formais. Entretanto, precisam de espaço para a abertura.

E então, preparado para partir em busca do móvel ideal? Com essas dicas, vai ser muito mais fácil encontrar o armário modulado perfeito para sua casa. Pensando em cada detalhe, seu ambiente só tem a ganhar em funcionalidade e beleza.

Entre em contato conosco, confira nossas opções de móveis modulados e escolha sempre o melhor para sua casa!