Cuba em inox: como limpar e mantê-la como nova?

por | 22/11/2017

O aço inoxidável é conhecido pela sua beleza e resistência à corrosão. Mas, para manter estas características é preciso realizar uma limpeza adequada. Afinal, a  iluminação dá visibilidade às sujeiras, podendo causar uma situação desagradável. Você sabe como limpar a sua cuba em inox? Utiliza os produtos e procedimentos corretos?

Então confira dicas para a limpeza, conservação e manutenção do aço inox. Siga as recomendações e deixe sua cuba brilhando e com aspecto de nova!

Quais os melhores produtos para conservar sua cuba em inox?

Os produtos mais indicados para utilizar na rotina de limpeza são água e sabão, mas detergentes suaves e neutros também valem. Já em casos mais específicos, como manchas e gorduras, é recomendado utilizar bicarbonato de sódio e removedores à base de amônia. Esses itens devem ser diluídos em água morna para fazer a limpeza.

Como realizar a limpeza diária?

No dia a dia, basta utilizar água e sabão. Se optar por detergente, escolha um neutro. Espalhe o produto com um pano ou esponja macia. Utilize uma escova de dentes velha para remover a sujeira em áreas de difícil acesso: cantos da cuba, bordas do ralo e ao redor da torneira. Em seguida, enxágue com bastante água, de preferência morna.

A secagem é uma etapa muito importante, pois evita o aparecimento de manchas na superfície. Para isso, utilize uma pano macio que não solte fiapos para não arranhar o material, como os de microfibra.

Como retirar as manchas?

Se mesmo com a limpeza de rotina você notar alguma mancha, tente alguns truques caseiros antes de recorrer a produtos específicos para este fim. O bicarbonato de sódio é um exemplo: por ser muito comum na limpeza doméstica, facilmente você o encontrará na sua área de serviço.

Misture algumas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com água morna em uma tigela. A quantidade deve ser proporcional ao tamanho da mancha. Quando a mistura formar uma pasta consistente, aplique-a nos locais manchados. Deixe agir por 30 minutos e depois esfregue com um pano macio levemente umedecido. Em seguida, enxágue e seque.

Para sujeiras mais difíceis de remoção, como gorduras e óleos, utilize um pano ou toalha de papel para retirar o excesso. Depois despeje uma solução morna de detergente neutro ou amônia. Deixe agir por alguns minutos até notar a sujeira se dissolvendo da superfície. Em seguida, enxágue e seque bem.

Como desinfetar e polir a cuba de inox?

Quando a cuba em inox apresenta odores desagradáveis, é preciso desinfetar. O mercado oferece vários produtos para essa atividade, mas você também pode utilizar algo que já existe na sua cozinha: o vinagre. Simples e eficiente, ele é um desinfetante natural, capaz de retirar manchas e restaurar o brilho.

Despeje um pouco de vinagre em um pano e distribua o produto por toda a superfície. Depois limpe com um pano macio. Em seguida, enxágue com água. E, para finalizar, utilize uma toalha ou pano seco para retirar a umidade e restaurar o brilho.

O polimento também pode ser feito com solução de bicarbonato de sódio e água ou de vinagre, suco de limão e água. Deixe agir por pelo menos 5 minutos e depois faça o enxágue. A secagem com um pano seco, em movimentos suaves, garante o polimento. Esse brilho faz toda a diferença na decoração da sua casa!

Viu como é simples realizar a limpeza da sua cuba em inox? Com produtos que já possui em casa você pode limpar, retirar manchas, desinfetar e polir. Dessa forma, a aparência e propriedades originais do material permanecem inalteradas, mantendo a sua cuba como nova!

Gostou das nossas dicas? Então siga a nossa Fanpage e acompanhe mais conteúdos úteis como este para dar mais beleza e conforto ao seu lar!