Conheça os principais tipos de brita para construção

por | 17/07/2017

São muitos os tipos de brita usados na construção civil e nem todo mundo sabe para que serve cada um deles. Para não ter dúvida na hora de comprar brita para a sua obra, elaboramos um pequeno guia com detalhes das propriedades e qual a utilidade de cada tipo.

Acompanhe o nosso post e veja os principais tipos de brita para construção e qual a utilidade específica de cada uma delas!

A composição e a qualidade

A brita é a matéria-prima do concreto, originada a partir de rochas duras. Sua extração é feita por meio da explosão de dinamites que a retiram da rocha para depois serem, enfim, fragmentadas. Após esta etapa, geralmente passam por um processo industrial de britagem e de peneiramento, o que leva algumas pessoas a pensarem que a brita é artificial.

A composição da brita compreende 85% de granito e gnaisse, 10% de calcário e dolomita e 5% de basalto e diabásio, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. Sua classificação é baseada em sua granulometria, ou o tamanho dos grãos em que é fragmentada.

Toda brita que é comercializada no mercado passou por um rigoroso controle de qualidade. Todos os tipos de brita devem apresentar solidez e resistência necessária para o uso indicado. Como cada estrutura deve pedir um tipo diferente de brita, ela originará também diferentes tipos de concreto.

A origem da brita no país

No Brasil, a maior de sua origem vem de rochas ígneas (de onde vem o granito e o basalto — rochas de grande resistência) ou rochas metafóricas (como a brita de calcário).

O maior produtor de britas no país é o Estado de São Paulo, que cobre 30% da produção. Em seguida, estão regiões como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Os tipos de brita para fazer concreto

A brita misturada com cimento areia e água origina o concreto que será usado na obra. A qualidade de todos esses elementos influenciará na resistência e na durabilidade do concreto final. Quanto maior for a construção, maior será a importância da brita na estrutura, por sua influência mineralógica.

O desempenho da brita na construção depende, no entanto, das propriedades geológicas de sua rocha de origem. Nela estará sua resistência quanto à degradação, fratura, resistência mecânica e também a forma como ligante asfáltico à sua superfície. Ela fornece durabilidade, estabilidade, permeabilidade, rigidez e proteção contra a fadiga e a deformação à construção.

Se a construção tem prédios, pavimentos de concretos e outras estruturas de infraestrutura pré-moldada, a utilização certa da brita se faz necessária para auxiliar no empreendimento.

Pó de brita

Utilizado geralmente em calçadas, calçamentos de base asfáltica, sua malha mede 5 mm, sendo a brita mais fina encontrada no comércio. Por este motivo, é muito utilizada em usinas de asfalto.

Sua textura apresenta uma excelente maleabilidade e por isso é usada na fabricação de peças pré-moldadas e concreto. Por ser também um estabilizado de solo, é usada para produzir argamassa e na construção de contrapiso.

Pedrisco ou Brita nº 0

Embora algumas pessoas têm a ideia de que brita e pedrisco são as mesmas coisas, o pedrisco nada mais é do que uma brita pequenina. Sua malha é de 12 mm e embora ela não seja tão fina quanto o pó de brita, é também muito pequena.

Seu uso se direciona para a produção de blocos de concreto para fundação de casas e prédios, paralelepípedos de concreto moldados de encaixe, vigas e vigotas, lajes, tubos, também para produzir chapisco, blocos e manilhas, tateamento em túneis, intertravado.

Brita nº 1

Sendo o dobro do tamanho da brita nº 0 (24 mm), este tipo é o mais conhecido para utilização em processos de construção civil. É a mais utilizada dentre todos os tipos.

Antigamente, a brita nº 2 era a mais usada. Porém, com a evolução do concreto, cerca de 15 a 20 anos atrás, o volume foi reduzido para ganhar em qualidade. Hoje em dia eles têm mais trabalhabilidade e são também autoadensáveis.

É um produto nobre e muito usado nos concretos esbeltos e bombeados. É utilizado para construção do concreto para as colunas, sendo um elemento crucial para sua estabilidade. Também muito presente para levantar vigas e estruturar lajes.

Brita nº 2

Medindo 30 mm, a brita nº 2 é utilizada para dar suporte para concretos muito resistentes, em construções que tenham grande porte; muito presente em construções de grandes dimensões como shoppings, supermercados, hospitais.

O concreto originado desta mistura é conhecido como concreto bruto, também muito usado em pisos de grande espessuras. Ele é feito para suportar grande peso, assim como grande circulação de pessoas e veículos.

Brita nº 3

A brita nº 3 mede 38 mm, sendo um pouco maior do que o tipo nº 2. Este tipo é utilizado em sua maioria para a construção de obras de base, ou aquelas que dão sustentação ao prédio ou estruturas mais monumentais.

Este tipo de brita não é muito utilizada em grande volume, por não participar da construção do concreto. Seu uso mais recorrente é para fazer aterramento, nivelamento ou lastro ferroviário, instalação de drenos.

Ou seja, é um tipo de brita usado para trabalhos pesados, que suportarão muito impacto e precisam de grande resistência.

Pedra Marroada

Usada em construções muito específicas, a Pedra Marroada é bem maior que as britas de construção e concreto, medindo aproximadamente 200 mm — aproximadamente dois palmos. Também é conhecida como rachão, pedra pulmão ou pedra de mão. É uma pedra bruta.

Provavelmente você já viu essa pedra sendo usada à beira de estradas como muros de contenção e barreiras, geralmente usadas sobrepostas umas às outras, reunidas por um aramado. A Pedra Marroada também pode ser encontrada nas estruturas de aterramento e assentamento.

Agora que você conhece os principais tipos de brita, saberá escolher aquele que será mais útil na sua obra! Para ficar por dentro de outras dicas e novidades, não deixe de assinar a nossa newsletter e receba nossa próximas publicações direto em seu e-mail!