9 dicas para decorar o home office e aumentar sua produtividade

por | 14/07/2017

Para quem pretende trabalhar em casa, saber decorar o home office pode ser determinante para um bom começo — tendo em vista que um espaço moderno, agradável e funcional ajuda bastante na produtividade.

Nessa decisão, devemos pensar nos aspectos favoráveis, como a flexibilidade de horários, redução de custos, planejamento dos próprios rendimentos, não ter de enfrentar o trajeto para o trabalho e uma maior liberdade profissional.

No entanto, existem também os fatores desfavoráveis, que têm a ver com a autodisciplina, que deve ser muito considerada, a confusão de ambiente doméstico com o de trabalho — haja vista que muitos não respeitam, como filhos e familiares em geral.

Sendo assim, vamos dar algumas boas dicas para tornar a decoração do home office equilibrada, funcional e estimulante para que, dessa forma, consigamos manter o foco e o rendimento indispensáveis para um bom dia de trabalho. Continue sua leitura e acompanhe!

1. Busque funcionalidade

Quando começamos a montar um ambiente de trabalho é comum que busquemos móveis diferentes e arrojados, para deixarmos o espaço o mais moderno e bem decorado possível, não é mesmo? No entanto, não é bem assim que devemos pensar. O aspecto que deve se priorizado é a funcionalidade do ambiente — bonito sim, mas principalmente funcional.

Por isso, adquira móveis que, além de bonitos, sejam práticos, com gavetas, prateleiras e bastante espaço e, assim, seja possível trabalhar com conforto.

Se o ambiente no qual você deseja montar seu home office é pequeno, mais funcionais devem ser os móveis que vão decorar o ambiente.

2. Faça questão do conforto ao decorar o home office

O local no qual a pessoa ficará grande parte do dia trabalhando deve ter como exigência principal o extremo conforto. Home office com cadeira incômoda traz muitos problemas, como a abreviação do tempo de trabalho, além de que distúrbios posturais podem surgir a curto ou longo prazo.

De nada adianta uma cadeira com um design supermoderno se, no entanto, fica devendo no quesito conforto, que é essencial na hora do trabalho.

3. Evite excesso de móveis e objetos

O exagero pode também atrapalhar visualmente. Muitos elementos em um ambiente podem provocar a chamada poluição visual e torná-lo altamente cansativo para quem trabalha no espaço, além de contribuir para tirar o foco. Por isso, o menos é mais — no home office também.

Assim, busque tornar o espaço o mais minimalista possível. Poucos móveis, como mesa, cadeira, estante e uma poltrona para as pausas são suficientes.

Objetos de escritório sobre a mesa devem também ser o mínimo possível, apenas os que usará durante o dia, o restante deve ser guardado em uma gaveta que fique próxima, para caso haja necessidade não necessite de uma busca que vá tirá-lo do trabalho.

4. Valorize as cores que despertem a criatividade

A dica é escolher as cores do ambiente, dos móveis e dos elementos de forma que estimulem a concentração e a produtividade, mas nunca esquecendo que em um espaço confortável e acolhedor é indispensável para nos sentirmos bem.

A maioria dos ambientes de trabalho é decorado com cores que variam do branco ao cinza. O branco enfatiza a limpeza, a luminosidade e traz tranquilidade. A cor cinza é geralmente utilizada para destacar outras cores, já que conta com a neutralidade.

Já foi provado cientificamente que as cores têm influência no comportamento das pessoas. Sendo assim, elas podem ser utilizadas no ambiente de trabalho e torná-lo mais produtivo. Exemplo disso seria o uso do vermelho e o laranja, que são cores que estimulam a atenção e a criatividade.

5. Mantenha a iluminação natural

A claridade do sol é excelente, além de ajudar muito a nos manter acordados. Por isso, uma boa sugestão é na hora de montar seu escritório não se esquecer de privilegiar os espaços iluminados pelo astro-rei.

Você pode encostar sua mesa na parede da janela e, assim, aproveitar a luminosidade natural que a claridade do dia oferece. Isso pode lhe render boas inspirações e muita criatividade.

6. Conte com a ajuda de lâmpadas

Apesar de a luz natural poder ser explorada durante o dia, a iluminação por meio de lâmpadas é essencial, tendo em vista que um ambiente bem iluminado colabora com a produtividade em qualquer ambiente de trabalho. Ambientes escuros podem relaxar e provocar sono. Evite-os!

Aproveite, além das luzes no teto, as luminárias sobre a mesa, pois proporcionam a claridade ideal, além de uma atmosfera mais agradável e confortável aos olhos.

7. Crie um espaço para a “pausa”

Quem trabalha em um home office sabe o quanto são importantes as pausas. Durante elas, você pode lanchar, andar pela casa, tomar um café e, por que não, descansar?

Para isso, a nossa sugestão é criar um ambiente dentro do home office que propicie uma breve soneca ou apenas um descanso. A nossa dica é criar um cantinho agradável com uma poltrona fofa e confortável e um puff para descansar as pernas.

8. Aposte em uma planta para decorar seu escritório

Que tal decorar seu home office com uma plantinha? Plantas são excelentes elementos decorativos. Elas enfeitam e são ótimas opções, pois decoram os espaços sem desviar a atenção de quem trabalha.

Saiba que plantas ornamentais são perfeitas para um escritório, já que nos fins de semana você nem precisará se incomodar em molhá-las — geralmente podem passar mais de dois dias sem serem regadas.

9. Mantenha as coisas que mais usa perto de você

Sabendo-se que o home office é um local de trabalho que fica dentro de sua casa, evite sair dele para evitar possíveis distrações e fugas. Fora desse ambiente existem mil coisas que distraem e tiram o foco, como TV, animal de estimação, a cozinha, etc.

Saiba que o maior problema de quem trabalha em casa são essas pequenas fugas que, se contarmos, podem render muito tempo de trabalho perdido. Por isso, tenha tudo perto de você, inclusive a cafeteira!

Se você gostou deste post sobre como decorar seu home office, siga-nos no Facebook e fique por dentro de outros artigos interessantes como este, bem como de todas as nossas atualizações!