Como aproveitar cadeiras para incrementar a decoração?

por | 30/05/2017

Engana-se quem pensa que, para decorar um ambiente, é necessário fazer grandes investimentos. Pelo contrário: uma simples mudança nos móveis já pode fazer muita diferença!

No caso de hoje, para deixar sua casa linda, aconchegante e mais alegre, recomendaremos usar cadeiras avulsas. Elas estão entre as principais tendências da decoração, e podem deixar o seu lar do jeitinho que você sempre sonhou. 

Duvida? Então, continue acompanhando este artigo e saiba como usar cadeiras para decoração! Daremos dicas que valem tanto para quem pretende comprar uma nova peça quanto para quem deseja inovar com os modelos da própria casa. Confira:

Escolhendo a cadeira

Antes de escolher uma cadeira, é fundamental analisar qual será a sua finalidade principal. Mesmo que você mude de ambiente ou de função posteriormente, escolha onde você gostaria de utilizá-la. Isso te ajudará a definir algumas características, como tamanho, conforto, cores e materiais.

É possível encontrar vários formatos no mercado, atualmente. Há opções de alumínio, com ou sem estofado, de acrílico, e até com um estilo mais rústico. Então, analise todo o ambiente antes de bater o martelo. Dessa forma, evitará problemas na decoração.

Sala de estar

Nesse caso, escolha cadeiras mais confortáveis e estilosas. Prefira opções que tenham um design diferenciado, e que possam substituir as poltronas sem perder o charme do ambiente. 

Aqui, inclusive, vale muito mesclar os estilos. Você pode, por exemplo, ter um sofá mais clássico e cadeiras com um tipo mais futurista, ou usar decorações minimalistas com cadeiras tradicionais. Seja criativo!

Quarto

O quarto já é um local utilizado mais para o relaxamento e repouso. Logo, para criar um ambiente tranquilo e organizado, você pode testar diversos estilos decorativos que combinem com a sua personalidade.

Uma dica interessante é colocar uma cadeira colorida no centro do cômodo. Geralmente, os quartos contam com um décor mais neutro e suave, e essa combinação proporciona um lindo contraste no local.

Home office

Mais do que conforto: ergonomia. Esse é o conceito que você deve ter em mente ao escolher uma cadeira para o escritório instalado em sua casa. Até porque, quanto maior o número de horas diárias que se passa sentado na frente do computador, melhor terá que ser a peça.

Para evitar problemas com a sua saúde, opte por um modelo em que você consiga permanecer com a coluna ereta, e possa mexer no mouse e no teclado sem deslocá-los bruscamente. Nesse caso, lembre-se de analisar os seguintes itens.

  • encostos;
  • braços de apoio;
  • inclinação;
  • regulagem de altura;
  • revestimento e limpeza.

Varanda

Se a sua casa tem uma varanda ou uma área de lazer, uma boa opção é misturar estilos diferentes de decoração com equilíbrio e harmonia. Essa junção transmite a ideia de um lugar descolado, e tira a sensação de monotonia.

Nos espaços mais clássicos e modernos, faça uma mistura com cadeira de fibra sintética ou fibra natural, para dar um ar mais rústico. Agora, se o seu espaço for um estilo rústico ou retrô, use cadeiras coloridas.

De toda forma, só não exagere na decoração! Caso contrário, o ambiente ficará pesado demais, gerando até desconforto.

Definindo o modelo de cadeira

Bom, agora que você já sabe como usar cadeiras para decoração, vejamos como escolher o tamanho e a cor das suas peças:

Tamanho

A vantagem de usar a cadeira como um elemento de decoração é que ela não ocupa muito espaço. No entanto, ainda é possível encontrar modelos maiores, que não se adéquam a qualquer ambiente.

Assim, se a sua sala de jantar for pequena, prefira uma mesa e cadeiras que não prejudiquem a circulação de pessoas no local.

Entre um móvel e outro — como, por exemplo, entre a mesa de jantar e o aparador — deixe cerca de 70 centímetros livres. E lembre-se de puxar as cadeiras para fora da mesa, e verifique se haverá mesmo espaço suficiente para elas no ambiente.

Mesas ovais e redondas costumam deixar o espaço ainda mais limitado para cadeiras. Nesses casos, o correto é poder empurrá-las para debaixo da mesa sem nenhuma dificuldade.

Por fim, para evitar qualquer empecilho, calcule cerca de 75 centímetros do tampo da mesma para cada pessoa. Em mesas regulares, esse valor pode ser menor — 60 centímetros, mais ou menos.

Cores

Talvez a escolha das cores seja uma das maiores dúvidas de quem pretende comprar cadeiras para decoração da casa. No entanto, antes de escolher a melhor opção, opte por um modelo que combine com os cômodos da sua residência. 

Conhecendo os tipos de cadeira

Agora, para finalizar este artigo, vamos mostrar quais são as melhores cadeiras para usar em uma decoração. 

Cadeiras antigas

Sempre temos aquela cadeira antiga, que não é mais usada porque está fora de moda ou tem algum defeito, não é mesmo? Porém, ao contrário do que muita gente imagina, ela ainda pode ser usada como decoração para sua casa.

Para isso, use tecidos, recortes de revistas e jornais, ou até filtros de café. Dê asas a sua imaginação, renove a sua cadeira e transforme o seu lar!

Cadeiras giratórias

Essa peça é usada em residências que possuem sala de estar compartilhada com a cozinha, como é o caso de casas americanas. Aqui, as cadeiras altas, com encosto e sem braços, são ideais para criar união sem perder a elegância do ambiente.

Cadeira dobrável

Boa opção para vários estilos de varandas, a cadeira dobrável é fácil e prática de carregar. Serve para reunir a família no final da tarde ou passar o tempo lendo um livro, enquanto cuida do filho na área de lazer da residência.

Enfim, como vimos, as cadeiras são excelentes itens de decoração! Contudo, para isso, você não pode escolhê-las apenas pela beleza. Olhe o seu design, seu tamanho, e defina qual será a sua função. Dessa forma, você evitará dores de cabeça e ganhará uma casa de cara nova!

Então, gostou deste artigo? Agora, depois de descobrir como usar cadeiras para decoração, aproveite para se aprofundar no assunto e veja também como montar uma bela disposição com quadros decorativos de uma forma simples e prática.