7 bons motivos para você ter um imóvel com sacada

por | 06/04/2017

Você sabia que um imóvel com sacada pode fazer toda a diferença? A verdade é que esse pequeno espaço — seja em residências, seja em escritórios — está cada vez mais valorizado. Ele pode ser explorado de várias formas, podendo se tornar um ambiente fechado, integrando-se a outro, bem como, continuar aberto e se tornar um jardim ou mesmo um simples local para reunião de família e amigos.

Como você pode ver, existem boas razões para se ter um imóvel com sacada. O ideal, no entanto, é aproveita-lo do jeito que nos seja mais conveniente. Continue com sua leitura e conheça alguns bons motivos para tornar esse espaço mais útil e bem aproveitado.

contemporary-balcony1. Integrar ambientes

Você já notou o quanto a varanda é funcional? Quantas possibilidades ela oferece? Ela pode se transformar em um home-office, em uma área gourmet, em uma extensão da sala e o que mais a sua imaginação quiser.

Quando o assunto é integração, a varanda é o espaço mais disputado — já que se trata de uma reforma relativamente simples, sem necessidade de muita mão de obra. Vale lembrar que quando se opta por integrar a sacada a determinado ambiente, deve ficar claro que esse ambiente vai precisar ser fechado para ser isolado do ambiente externo, a fim de obter proteção da chuva e do vento. Isso certamente modifica a fachada do prédio. Por isso, antes de resolver qualquer modificação que mexa com a fachada informe-se sobre a legislação de sua cidade e as regras do condomínio.

A principal vantagem é o ganho de área útil e a amplitude em determinados ambientes e, isso, nos dias de hoje, é fundamental. Outro motivo que tem levado algumas pessoas a integrarem à varanda a outros ambientes é a busca pela tranquilidade – tendo em vista que diante da agitação diária, o sossego é algo muito valorizado pela maioria. O único contra dessa opção é perder a possibilidade de interagir com a atmosfera externa. Todavia, se os moradores não consideram isso um incômodo, o fato é irrelevante e nem deve ser considerado.

2. Desfrutar de um ambiente externo

Muitas vezes, uma casa ou escritório sem varanda pode parecer sufocante, principalmente para quem é acostumado com casas e grandes quintais. Nestes casos um ambiente externo agregado é mais que bem-vindo. Assim, o ideal é decorá-la para que toda vez que sentir necessidade de ficar ao ar livre, você tenha esse espaço à sua disposição e arrumado do jeito que quiser.

O ideal é decorar esse espaço com poltronas, cadeiras e uma mesa para os momentos nos quais você queira reunir a família e os amigos, ou mesmo para se concentrar em uma leitura.

eclectic-balcony3. Cultivar uma mini horta

Uma das vantagens de quem possui varanda ou sacada é a possibilidade de cultivar uma pequena horta. Aliás é uma ótima forma de manter o contato com a natureza. Além disso, é uma vantagem ter, sempre, aquele tempero, chá, ou mesmo ervas aromáticas que você gosta, a mão, para o momento que precisar.

4. Montar um belo jardim vertical

Para quem ama flores e plantas em uma varanda é possível realizar o sonho de ter um jardim. Com poucos metros quadrados é possível montar um jardim vertical fantástico. Existem projetos excelentes que utilizam espaços pequenos. Isso pode ser feito pelo próprio proprietário por meio de suportes anexados à parede.

Há várias formas e ideias para montar um jardim suspenso personalizado. Uma delas é com estrado de cama, previamente lixado e pintado.

Depois disso, é só escolher as plantas e flores, baseando-se na quantia de luz solar que incide sobre a área e na ventilação do ambiente.

5. Aumentar o valor agregado da propriedade

Sem dúvidas, um imóvel com sacada já é mais valorizado do que os demais. Quando ele passa por uma reforma e ganha um espaço gourmet ou um novo local de reuniões, certamente, vai agregar valor ao seu patrimônio — que resultará, na verdade, em mais um ambiente.

6. Iluminar o ambiente

traditional-bedroom

Quando integradas ao imóvel, as sacadas deixam o ambiente mais iluminado, e o melhor, com luz natural! O fato de possuir uma abertura bem maior, os raios solares penetram muito mais no ambiente.

Mesmo fechando o espaço com cortina de vidro ele não perde essa característica, pelo contrário, esse recurso não vai bloquear a iluminação natural e servirá de proteção nos dias mais frios.

7. Imóveis com sacada tornam-se maiores

Uma das vantagens em ter varandas ou sacadas em seu imóvel deriva da tendência das construções atuais serem pequenas. Com isso, um pequeno ambiente externo pode somar muito em um imóvel de tamanho reduzido.

Trata-se de uma área externa que pode ser aproveitada de diversas formas. Uma delas é, de acordo com o gosto do proprietário, poder ser integrada a outro ambiente da casa — tornando-o mais amplo e confortável.

Você sabia?

Para quem não sabe, a varanda não é um espaço visto como área útil do imóvel. Sendo assim, ela tem um peso menor no cálculo do IPTU da propriedade. Com o seu fechamento, ela passa a pertencer ao imóvel, como área útil, e esse cálculo pode resultar em um aumento desse imposto. Fique de olho!

Vale lembrar que no Rio de Janeiro a modificação em projetos de varanda ou sacadas é algo mais burocrático. Já em São Paulo, existe uma maior flexibilidade, no entanto, é importante ficar atento às normas do condomínio sobre alteração da fachada do prédio. Pois, é o que vai possibilitar, ou não, o fechamento desse espaço, sem maiores problemas.

Diferença entre sacada e varanda

A sacada se destaca do alinhamento da parede — se sobressaindo do restante do prédio. Já a varanda ainda é vista como uma parte da construção, ou seja, é uma área embutida no imóvel e por isso é mais fácil de ser integrada aos outros ambientes. Mas, no geral, as duas têm praticamente as mesmas funcionalidades.

E você, já possui um imóvel com sacada? Deseja usar melhor sua varanda ou mesmo transformá-la em uma área com maior utilidade? Aproveite e inscreva-se em nossa newsletter para acompanhar o nosso conteúdo em primeira mão!