Móveis e decoração: saiba como avaliar a qualidade de um móvel

por | 22/03/2017

Ao escolher móveis e decoração para seu ambiente, qual o primeiro critério que lhe vem à cabeça? Estilo? Praticidade? Investimento?

Cada pessoa responderá essa pergunta de forma distinta… Todavia, é fundamental levar em consideração aspectos como durabilidade e qualidade da mobília: esses fatores definirão se o móvel resistirá 3 ou 30 anos.

Se os olhos fascinam-se mediante a diversidade de opções visuais, por outro lado, é possível que a variedade do mercado gere dúvidas na hora de escolher o melhor produto.

Confira nossas dicas abaixo para reconhecer e escolher móveis de qualidade, que combinarão com a decoração do seu lar!

Tipos e usos da madeira

Podemos classificar as madeiras em categorias específicas, como: madeira maciça, folheados e painéis de partículas ou composta.

Antigamente eram muito utilizadas as madeiras maciças para a fabricação de móveis. Hoje essa prática não é muito viável devido ao seu alto custo e impacto ambiental gerado.

Os móveis folheados possuem estrutura elaborada em um tipo de material mais barato, e são revestidos por finas camadas de madeira de boa qualidade. Por terem uma madeira de característica inferior por dentro, o seu valor é menor do que a madeira maciça, mas possuem uma durabilidade consideravelmente boa.

Os painéis de partículas ou madeira composta são produzidos por segmentos de madeira, resinas e plásticos. O seu custo é bem menor que os outros tipos e sua aparência é agradável, porém o quesito resistência não conta como ponto forte.

Veja abaixo os tipos de madeira mais indicados para constituir móveis e decoração do seu espaço:

  • Mogno – considerada a mais popular, devido à resistência e durabilidade, possui cor avermelhada. Não resistente a umidade, mas é eficiente contra o ataque de cupins.

  • Pinho – é bastante utilizado na decoração pela sua tonalidade que vai do creme ao amarelo- marrom, sendo bem agradável ao toque.

  • Cedro – trata-se de uma madeira maciça, extremamente resistente, utilizada muitas vezes para móveis que ficam nas áreas externas. O seu cheiro é capaz de expulsar insetos.

  • Carvalho – é uma madeira vigorosa, muito utilizada por suportar bem a umidade. Seu uso é bem frequente em áreas de lazer e jardins.

  • Nogueira – de cor avermelhada, a nogueira é uma madeira de grande durabilidade, por isso pode ser mais onerosa.

Diferenças entre MDF e MDP

Na sua composição são parecidos, porém o MDF – fibra de média densidade – é constituído por painéis de fibras sintéticas de madeira homogênea em toda a sua superfície e interior. Possui uma boa resistência, podendo ser laqueado, lixado, cortado e moldurado. É indicado para os ambientes internos, pois não pode ser exposto à água e umidade.

O MDP – material constituído por partículas de madeira aglutinadas com resinas – é mais barato que o MDF, pois menos matéria prima é gasta na sua produção. É mais indicado para móveis que não suportem muito peso. Se as placas forem bem construídas é possível obter uma qualidade interessante, todavia a duração do móvel MDP tende a ser menor que um móvel MDF.

Móveis de aço inox e cromados

Quando o desejo é agregar praticidade aos móveis e decoração, são ótimas pedidas os modelos de inox e os modelos cromados. Os dois materiais são considerados aços, porém há diferenças em suas composições.

Os benefícios do aço inox refletem-se em sua durabilidade: não descasca, não enferruja, tão pouco necessita de manutenção – uma lavagem simples com água e sabão já garante o seu brilho – sendo um material atóxico, durável e reciclável. É importante verificar se o tipo de aço escolhido é resistente a ferrugem e a corrosão, resultado do contato com o oxigênio ao decorrer do uso. Aços como o níquel, que são ligados a outros elementos químicos, são menos reativos e tendem a evitar oxidação.

O aço cromado, por sua vez, não é reciclável pois possui em sua composição partículas de cromo. Além disso, o processo de cromação produz resquícios tóxicos que, se manipulados incorretamente, podem comprometer a saúde dos trabalhadores e o meio ambiente.

Esse aço necessita de cuidados adicionais em relação à ferrugem e abrasão, pois peças cromadas são mais sensíveis a produtos químicos. Decorativamente, o aço cromado é mais brilhante que o inox. Em relação ao investimento, os inox geralmente são mais custosos, por sua longevidade aumentada.

O que observar ao avaliar um móvel

Esteja atento à procedência do fabricante, bem como à reputação do mesmo no mercado. Faça uma pesquisa antes de comprar e procure por indicações dos amigos ou da família.

Para avaliar se os móveis têm boa qualidade, atente-se primeiramente ao acabamento: Apure se estão bem lixados e pintados, pois a ausência de algum desses requisitos indica que trata-se de um móvel com qualidade inferior. Existem alguns indicativos perceptíveis de acabamento mal realizado, como madeira lascada, sinais de manchas de poeira e arranhões, por exemplo.

A existência de pregos e tachas aparentes é sinal que o acabamento não foi bem feito. O ideal é que se encontre caixilhos de madeira nas extremidades responsáveis por suportar mais peso. Nas articulações poderão existir parafusos, porém nunca grampeados. É terminantemente proibido locais com cola aparente!

Quando o material do móvel já foi escolhido, é necessário verificar se ele está em condições apropriadas para o uso. Examine se as portas e as gavetas estão abrindo e fechando normalmente, se for o caso de portas de correr, observe o alinhamento correto ao fechá-las. Os puxadores devem estar bem firmes e não podem girar ou balançar.

No caso de estofados, verifique se as almofadas são revestidas com um bloco de espuma ou com uma capa: caso contrário, os assentos durarão menos e serão desconfortáveis.

Estendendo a qualidade dos móveis e decoração

Para garantir que os móveis durem muito tempo e continuem bonitos são necessários alguns cuidados, a fim de preservá-los da ação dos anos. Sempre que possível verifique se os parafusos estão bem encaixados e evite expor mobília à luz solar direta ou contato com água.

Gostou do nosso post sobre móveis e decoração? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades em primeira mão!