Tendências de decoração em alta para 2017

por | 10/02/2017

Com certeza, você já ouviu aquela máxima do “ano novo, vida nova”. Possivelmente, nas entradas de 2017, até fez coro a essa frase, não é mesmo? Afinal, um ciclo que se inicia é um tempo propício para mudar os ares.

E se pensarmos nas novidades que acompanham a virada do ano, não poderíamos deixar a decoração do lado de fora! Por isso, separamos neste post as tendências de decoração que farão sucesso em 2017. Quer ficar por dentro? Então continue lendo e confira!

Tendências de decoração: cores do ano

Quando o relógio apontou o primeiro minuto de janeiro, uma chuva de cores tomou conta das referências para décor! Se em 2016 as escolhas foram guiadas pela dupla Rosa-Azul, agora as tonalidades mais desejadas giram em torno das paletas abaixo:

Verde Greenery

A coloração do ano de acordo com o Instituto Pantone, é “a sombra refrescante e revitalizante” que evoca aquela sensação de renovação dos primeiros dias de primavera. Como trata-se de uma tonalidade naturalmente neutra, sua gama de combinações é enorme.

Combinações emotivas

A americana Behr, uma das maiores marcas de tintas dos EUA, listou três paletas focadas nas emoções decorrentes de sua utilização. São elas:

7 tendências de decoração que estarão em alta (2)

  • Combinação confiança: apresentando seis cores do verde-jade ao alaranjado, que lembram diversão e aventura;
  • Combinação conforto: possuindo uma série de tons pastéis rosas, azuis e amarelos para criar ambientes calmos ou trazer uma atmosfera vintage para a casa;
  • Combinação calmaria: contendo sete pigmentos entre terrosos e verdes azulados, para quem gosta de designs tradicionais e contemporâneos.

Tendências de decoração: temas e texturas

O calendário virou, e as temáticas de objetos, paredes e pisos acompanharam a nova onda. Agora, veja os três conceitos que prometem abalar 2017:

Tijolinhos

Pensou em adicionar um toque rústico e descolado no seu ambiente? Em 2017, essa ideia tem nome e sobrenome: tijolinhos aparentes! Um recurso muito versátil — pode ser aplicado em vários espaços diferentes — e que se destaca por trazer um ar exterior aos ambientes internos. A tendência certa para adicionar profundidade aos seus projetos!
7 tendências de decoração que estarão em alta (9)

 

7-tendências-de-decoração-que-estarão-em-alta--(8)

Pele artificial

Seria o inverno a época mais charmosa do ano? Não temos certeza, mas o uso das peles artificiais soma vários pontos para essa estação. Os tapetes, sofás, camas e principalmente cadeiras estilizados com a textura garantem charme e personalidade ao ambiente, além de auxiliar na manutenção da temperatura de uma forma bem natural. Dica rápida: é importante que os materiais utilizados na fabricação sejam antialérgicos.

 

7-tendências-de-decoração-que-estarão-em-alta--(01)

Revestimentos geométricos

As estampas geométricas já são consideradas clássicas pelos profissionais por instigarem a parte “racional” do cérebro. A novidade está no uso da geometria em pisos e azulejos: além de sofisticar os espaços pequenos, a possibilidade de compor seu próprio padrão é muito legal para quem quer exclusividade!

 

 

 

Tendências de decoração: Uso de artigos e objetos

Depois de elencar as cores que encherão os olhos e passar pelas tendências em revestimento e textura prontos para agitar 2017, chegou a vez deles: os objetos! Então, se você quer fazer bonito com os artigos que preenchem seu ambiente, atente-se a estes três pontos:

7 tendências de decoração que estarão em alta (6)

Decoração feita à mão

O artesanato do Brasil é digno de admiração em qualquer lugar do mundo. Tão inseridos em nossa cultura e história, os objetos feitos à mão são lindos e personalizam qualquer ambiente. Além de carregar exclusividade pela natureza de sua fabricação — dificilmente se encontra duas peças artesanais idênticas.

Colorir está na moda

Outra das tendências de decoração que chega com força total em 2017 é o uso de objetos coloridos como peça chave dos ambientes. E o ponto alto da questão está na facilidade de realizar mudanças.

Afinal, é muito mais simples alternar a cor de almofadas do que pintar suas paredes, certo? Invista na harmonização de cores que mais lhe agradar, principalmente se os seus ambientes foram construídos em tom neutro. Aliás, vale a pena conhecer alguns truques para combinar acessórios sem erro.

Otimizar espaços e objetos

Sabemos que a diminuição da área construída nos imóveis brasileiros já é fato consumado. Com o passar dos anos, a metragem média das construções no país caiu cerca de 29%, influenciada pelos efeitos da verticalização e da grande procura por instalações compactas.

Mas o que as novas tendências de decoração têm a ver com isso? Bem, otimizar não só é uma propensão de decoração, mas também uma forma de organizar o espaço! Então, que tal aproveitar aquele vão abaixo das escadas instalando um barzinho personalizado? Ou, ainda, utilizar compartimentos vagos do armário para esconder o esqueleto do seu ar-condicionado? É um truque e tanto para deixar seus ambientes mais dinâmicos!

Enfim, como vimos, a cada ano se renovam as direções para caprichar no visual do nosso espaço — do moderno ao mais clássico. Com certeza, opções não faltam para decorar de acordo com a sua personalidade! E, com todas essas dicas, fica muito mais fácil criar um ambiente aconchegante, charmoso e agradável, não é verdade?

Então, gostou dessas tendências de decoração que vão arrasar em 2017? Quais delas você vai aplicar no seu projeto? Deixe o seu comentário e participe!